Conexão Amazônica
GERAL

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira, 10/4, em Manaus, reunindo 600 participantes para discutir diretrizes para o SUS

Publicidade

A IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus (IX Comus) será iniciada na próxima segunda-feira, 10/4, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, bairro Flores, às 19h, seguindo com o processo de discussão de diretrizes e propostas que serão incorporadas na elaboração do planejamento de saúde nas esferas municipal, estadual e nacional (2025-2028).

A programação de abertura do evento, que é coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contará com uma Conferência Magna abordando o tema central da IX Comus: “Garantir direitos e defender o Sistema Único de Saúde (SUS), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Publicidade

O coordenador adjunto do Comitê Organizador e Executivo da IX Comus, conselheiro Jorge Carneiro, explica que a Conferência Municipal vai reunir gestores, trabalhadores e usuários do SUS, que representam o controle social na área da saúde em Manaus, e é uma etapa preparatória para a IX Conferência Estadual de Saúde, que será realizada entre 30 de maio e 1º de junho, e para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá de 3 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

“A Comus acontece a cada quatro anos, antecedendo as etapas estadual e nacional, e representa o maior processo democrático na área da saúde do município de Manaus. As diretrizes e propostas discutidas por gestores, trabalhadores e usuários do SUS terão impacto nas políticas públicas de saúde nos próximos anos. Com a garantia da participação dos usuários, não apenas de gestores e da área técnica, a Comus torna possível a construção coletiva de tudo o que se espera para o SUS”, afirma Jorge Carneiro.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Lindomar Barone de Souza, destaca ainda que a IX Comus é um instrumento do controle social no SUS e que também tem como objetivo avaliar a situação de saúde no município de Manaus e elaborar propostas que atendam as necessidades reais de saúde da população, além de eleger os delegados que irão participar da Conferência Estadual, representando a capital amazonense.

“As conferências de saúde estão ocorrendo em todos os Estados brasileiros, com o enfoque especial no fortalecimento da democracia, que é requisito essencial para garantir os direitos individuais e coletivos, a defesa do SUS e da vida. É um momento importante também para reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, da universalidade, integralidade e equidade, que garantem a saúde como direito humano, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990”, reforça Lindomar Barone.

Iniciando na segunda-feira, 10/4, a IX Comus vai seguir até quinta-feira, 13/4, reunindo 472 delegados eleitos entre os participantes das Pré-Conferências Distritais de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural, que foram realizadas no mês de março, representando os segmentos de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%).

Segundo o regimento da IX Comus, os 472 delegados eleitos têm direito a voz e voto, assim como os conselheiros municipais de saúde, e o evento contará ainda com a participação de 33 membros do Comitê Organizador e Executivo, com direito a voz, totalizando 600 participantes.

Na terça-feira, 11/4, a programação terá início a partir das 9h, com painel temático abordando quatro eixos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

A coordenadora da Comissão de Programação da IX Comus, conselheira de saúde Marinélia Ferreira, explica que durante as pré-conferências, além da eleição dos delegados, foram elaboradas propostas que serão discutidas na IX Comus, para que possam ser qualificadas e encaminhadas para a etapa estadual.

“A conferência magna e o painel temático fazem parte da programação como forma de reforçar o embasamento dos participantes sobre os temas, o que vai ajudar na qualificação das discussões e das propostas. Após o painel, haverá um debate e os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discussão de cada eixo temático. No último dia da IX Comus, haverá uma plenária final para apreciação e votação das diretrizes e propostas, encerrando com a eleição dos delegados que irão representar Manaus na Conferência Estadual de Saúde”, explicou Marinélia.

Programação

1° dia – 10/4:

16h – 20h – Credenciamento

19h- 19h30 – Solenidade de abertura

19h30 – 20h – Atração cultural

20h – 21h – Homenagens

21h – 21h40 Conferência magna

Tema da IX Conferência Municipal de Saúde:

“Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
Palestrantes

Vanja Andrea Santos – Formada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Presidente Nacional da União Brasileira de Mulheres e Membro do Comitê Organizador da 17° Conferência Nacional de Saúde.

Nésio Fernandes de Medeiros Júnior – Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

2° dia – 11/4:

8h – 10h – Credenciamento

9h – 10h30 – Painel temático

Eixos:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV – Amanhã será outro dia para todos e todas.

10h30 – 12h – Debate

12h – 13h – Almoço

13h – 17h – Trabalho de grupo

3° dia – 12/4:

9h – 12h – Trabalho de grupo

12h – 13h – Almoço

13h – 17h – Trabalho de grupo

17h – Encerramento

4° dia – 13/4

9h – 12h – Plenária final

Apreciação e votação das diretrizes e propostas da IX Comus

12h – 13h – Almoço

13h- 14h30 – Apresentação e aprovação das moções

14h30- 15h – Intervalo

15h – 17h – Eleição dos delegados

17h – Encerramento


Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Henrique Souza/ Semsa

Publicidade

Leia mais

Com avanço da Ômicron, DF deve abrir novos leitos de UTI

elayne

Gestores das unidades de ensino da zona Leste participam de palestra do projeto “Escola em paz” 

elayne

Mega-Sena pode pagar R$ 34 milhões neste sábado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais