Conexão Amazônica
POLÍTICA

Congresso pode votar Orçamento de 2022 nesta terça-feira

Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília
Publicidade

CMO prometeu analisar texto nesta manhã. À tarde, Congresso terá sessão conjunta para votar a matéria

O projeto que define a Lei Orçamentária de 2022 pode ser votado nesta terça-feira (21) pelo Congresso Nacional. O texto deveria ter sido analisado na segunda-feira (20) pelo parlamento, mas a apreciação foi adiada depois que a CMO (Comissão Mista do Orçamento) cancelou a votação do relatório final da proposta devido à falta de consenso entre os parlamentares sobre alguns pontos da matéria.

Um dos principais entraves diz respeito ao reajuste salarial para integrantes das forças de segurança federais. Na semana passada, o Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou um estudo ao Ministério da Economia com a estimativa de que o reajuste salarial para integrantes da PF (Polícia Federal), da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Polícia Penal e do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) possa custar pelo menos R$ 2,8 bilhões ao Orçamento do ano que vem.

No entanto, o parecer do relator do Orçamento, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), não prevê a recomposição para os policiais. Presidente da CMO, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) diz que o governo federal não indicou a fonte da qual conseguiria os recursos para viabilizar o reajuste. Ela ainda se queixa de que é injusto atender aos interesses de apenas uma categoria.

“Não há nenhuma definição sobre reajuste para policiais federais. Queremos resolver primeiro a questão da educação, olhar a saúde como um todo, não pode faltar nada na saúde, porque não temos uma bola de cristal para saber o que será amanhã. Essa é a parte mais difícil. Quando você fala em reajustar, não é uma categoria, há várias”, comentou a parlamentar, em entrevista à imprensa.

Publicidade

Leia mais

PL de Roberto Cidade garante exames pela rede pública a aprovados em concursos com carência financeira comprovada

elayne

Pavimentação nas Comunidades da Zona Norte de Manaus é realizada após requerimento do Vereador Peixoto

elayne

Concurso público da Aleam avança e presidente Roberto Cidade anuncia bancas em análise para realização do certame

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais