Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Conheça os riscos de dormir com o cabelo molhado

Publicidade

Especialista da UNINORTE explica como prevenir esse mau hábito

Devido às altas temperaturas, dormir com o cabelo molhado é uma prática comum para os amazonenses, mas esse hábito traz sérios problemas para a saúde capilar, como a fragilidade e quebra dos fios. Isso pode resultar em pontas duplas e, até mesmo, em perda de volume capilar ao longo do tempo. Outro risco é o aumento de fungos e bactérias por conta da umidade prolongada na cabeça, levando ao desenvolvimento de caspa, coceira e irritações no couro cabeludo.

Publicidade

Pessoas com condições preexistentes, como dermatite seborreica, podem ver essas complicações se agravarem ainda mais. Além da questão estética, a umidade excessiva desequilibra a produção natural de óleos pelo couro cabeludo, aumentando a oleosidade e potencializando problemas na região.

Para manter a saúde capilar, a coordenadora do curso de Estética da UNINORTE, Natália Gonçalves, recomenda algumas medidas simples. “Sempre seque completamente o cabelo antes de dormir com um secador em temperatura morna para evitar danos térmicos. Escolha pentes de dentes largos para desembaraçá-lo ainda úmido e minimize o risco de quebra. Também evite a utilização excessiva de produtos químicos, como fixadores e sprays, pois podem prolongar a umidade no cabelo”.

“Embora seja prático e comum, esse hábito traz consequências negativas para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Adotar práticas simples de cuidado e secagem pode ajudar a manter o cabelo saudável e bonito a longo prazo, além de evitar situações indesejadas”, finaliza Natália.

Publicidade

Leia mais

Governo do Estado amplia diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero para o Baixo Amazonas

elayne

Sexo sem camisinha levou mais de 2 mil a buscarem medicação preventiva contra HIV em Manaus

elayne

Em Manacapuru, homem é preso pela PC-AM por estupro de uma criança de 10 anos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais