Conexão Amazônica
GERAL

Conheça parte do kinjaiara, vocabulário do povo Waimiri Atroari

Publicidade

O documentário “Kinja – gente de verdade” estreia no dia 30 deste mês, após o Fantástico, na Rede Amazônica, e vai contar a história de resistência dos Waimiri Atroari. E o g1 reuniu curiosidades sobre o kinjaiara, vocabulário da etnia. Confira abaixo:

Conheça parte do kinjaiara

Publicidade
KinjaiaraPortuguês
akenbehetatu-canastra
akiricutia
arawytamacaco-barrigudo
arawytaguariba
arykakatracajá-iaça
aryma iekymel
awytymutum-vermelho
byry iohyarara-vermelha
dadanjapapagaio-cabeça-azul
derehejacamim
iakejacaré-preto
iake tamixajacaré-azul
iakemijacamim
itixi tany tykamamyprodutos não madeireiros
kaaparoça
karykagalinhas
kaapa tanyprodutos beneficiados
kareme witxipysaúde
karyka biovos
mydycasa
njapyartesanato
patypatos
synaágua
wenpatypyeducação
werimulher
wyty kantypyhorta
xiba myrykatypypescado

Documentário

O programa exibirá o dia a dia, os rituais, as tradições e a história de guerreiros que participaram de momentos históricos de conflitos e que ainda resistem como voz ativa na política interna e externa.

Além disso, mostrará os jovens que nascem com uma nova perspectiva de relação com o mundo, além do perímetro da reserva.

Em uma expedição inédita no território indígena, a equipe da Rede Amazônica teve a oportunidade de conhecer o cotidiano das aldeias situadas ao longo da estrada e imersas na Amazônia.

— Foto: Rede Amazônica

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 31 milhões neste sábado

elayne

Levantamento inédito da Suframa aponta crescimento em atividades de PD&I na região

elayne

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 55 milhões

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais