Conexão Amazônica
AMAZONASDESTAQUE

Conselheiros do TCE-AM participam de congresso internacional sobre controle público e combate à corrupção

Publicidade

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Érico Desterro participam do VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento, que teve início na última segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28), reúne especialistas e autoridades para discutir os principais desafios e avanços na fiscalização dos fundos públicos.

“Este congresso representa uma oportunidade fundamental para compartilharmos experiências e discutirmos novas estratégias no fortalecimento do controle dos recursos públicos. A troca de conhecimentos entre instituições de diversos países permite que avancemos na transparência e no combate à corrupção, promovendo uma gestão pública mais eficiente e responsável”, declarou a conselheira-presidente.

Publicidade

Durante o congresso, o coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM), conselheiro Júlio Pinheiro, integrou a conferência master palestrando sobre a atuação do TCE-AM no monitoramento e controle das questões ambientais na Amazônia brasileira. O conselheiro, que também preside o Comitê do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), destacou o papel da Corte de Contas na garantia da transparência e sustentabilidade na gestão dos recursos naturais da região.

Cooperação

Além da programação acadêmica e técnica, a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e os conselheiros Érico Desterro e Júlio Pinheiro também prestigiaram a inauguração do Centro Permanente do Instituto Rui Barbosa (IRB) instalado no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca (CEBUSAL). O espaço simboliza a cooperação entre as instituições brasileiras de controle externo e a histórica universidade espanhola, fortalecendo o intercâmbio de conhecimento e aprimoramento das práticas de fiscalização.

O VI Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção conta com a participação de representantes de diversos países e tem como objetivo fomentar o diálogo sobre mecanismos de combate à corrupção, transparência e boas práticas na administração pública.

Texto: Giovanna Félix

Publicidade

Leia mais

Governo do AM envia insumo de ajuda humanitária para crianças Yanomami em Roraima

elayne

Ambulanchas salvam vidas em comunidades ribeirinhas da Amazônia

elayne

UNINORTE celebra 30 anos de compromisso com a educação no Amazonas

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais