Conexão Amazônica
GERAL

Conselho Municipal de Saúde elege nova Diretoria Executiva

Publicidade

Durante a 6ª Assembleia Geral Ordinária deste ano, realizada na manhã desta quarta-feira, 28/6, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz, houve a eleição para os novos membros da Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus). A eleição definiu os representantes nos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário, eleitos por voto direto entre os conselheiros municipais de saúde, e que irão conduzir os trabalhos do CMS/Manaus pelo período de um ano.

Para o cargo de presidente do CMS, foi eleito o conselheiro Elson Melo, representante do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da zona Leste de Manaus, que destacou a importância de assumir a nova função e continuar o trabalho de fortalecimento do controle social para melhoria dos serviços, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Sou conselheiro de saúde e militante do SUS há muito tempo. Assumir o cargo de presidente do CMS é uma responsabilidade a mais, já que estamos tratando da saúde da população. Ao mesmo tempo em que o CMS elabora a política de saúde, também é um agente fiscalizador. É uma via de mão dupla entre o Conselho e a Semsa, com o compromisso de buscar a qualidade dos serviços para a população”, ressaltou Elson.

Como foco imediato para a Diretoria Executiva, o novo presidente indicou a realização da eleição para a composição de 76 Conselhos Locais de Saúde (triênio 2023/2026) e da 17ª Semana do Controle Social, que vai ocorrer no mês de outubro. “A intenção é continuar o trabalho que estava sendo feito pela Mesa Diretora anterior e buscar novas perspectivas para fortalecer o controle social no SUS, além de encontrar alternativas para o melhor funcionamento do CMS e dar sustentação aos conselhos locais de Saúde”, afirmou Elson.

Com a mesma composição paritária do CMS/Manaus, a Diretoria Executiva deve ser composta por um membro representante do segmento de gestor (25%), um representante de trabalhador (25%) e dois representantes de usuários (50%).

Além de Elson Melo, o conselheiro Hellyngton Monteiro de Moura, do segmento de usuários representando a zona rural terrestre de Manaus, foi eleito para o cargo de vice-presidente do CMS/Manaus; a conselheira Ângela Maria Loureiro da Silva, diretora de Atenção Especializada e Apoio e Diagnóstico da Semsa, representando o segmento de gestores, assumiu o cargo de primeira-secretária; e a conselheira Cleidinir Francisca do Socorro, representante do segmento de trabalhadores da saúde, assumiu o cargo de segunda-secretária.

Assumindo o cargo de vice-presidente, o conselheiro Hellyngton Moura destacou que o trabalho da Mesa Diretora tem como objetivo final a melhoria do atendimento em saúde para a população. “Mesmo com a mudança de toda a Diretoria Executiva, o foco continua o mesmo, que é a busca pela melhoria da estrutura dos serviços e do atendimento para o usuário, com um SUS mais humanizado”, reforçou.

Iniciando um terceiro mandato compondo a Diretoria Executiva do CMS/Manaus, Ângela Loureiro lembrou a importância do diálogo entre os representantes dos três segmentos do controle social no SUS. “Compor o Conselho Municipal de Saúde tem sido sempre um aprendizado, uma oportunidade para conversar e trocar experiências entre gestores, trabalhadores e usuários, com todos trabalhando juntos em prol de um SUS melhor”, afirmou a conselheira.

Balanço

Depois de um ano na presidência do CMS/Manaus, o conselheiro Lindomar Barone de Souza, representante do segmento de usuários da zona Sul de Manaus, encerrou o mandato com um balanço das ações desenvolvidas pela Diretoria Executiva no último ano.

No mandato 2022/2023, conforme informou Lindomar Barone, foram realizadas 12 Assembleias Gerais Ordinárias e oito Extraordinárias, com 81 resoluções aprovadas, instalação de oito Comissões Permanentes no CMS, a realização da 16ª Semana do Controle Social, cinco Conferências Distritais de Saúde e a IX Conferência Municipal de Saúde de Manaus.

Também houve a participação em eventos abordando temas como financiamento do SUS, saúde indígena, combate à violência contra crianças e adolescentes, políticas sobre drogas e rede de apoio, e o combate à violência contra a Pessoa Idosa.

“O CMS participou de uma série de eventos locais e nacionais, garantindo o envolvimento dos representantes do controle social em discussões sobre temas importantes para a população. E com a eleição anual para a Diretoria Executiva, temos um mecanismo democrático que garante o revezamento e a paridade de segmentos do controle social na condução dos trabalhos do CMS”, acrescentou Lindomar Barone.

— — —

 – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Graziela Praia / Semsa

Publicidade

Leia mais

Manaus integra grupo de cidades com foco na construção de edifícios verdes

elayne

SES-AM instala ambulatórios durante desfiles das escolas de samba em Manaus

elayne

Entenda o projeto de privatização dos Correios

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais