Conexão Amazônica
GERAL

Consumidor pode buscar Defensoria e Procon-AM se tiver água ou energia elétrica cortada por dívida

Publicidade

Suspensão do fornecimento dos serviços durante a pandemia de coronavírus foi proibida em lei sancionada pelo Governo do Amazonas no último dia 26

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) estão aptos a receber denúncias de violação da proibição de cortes de água e energia, no Amazonas, por inadimplência do consumidor. A suspensão do fornecimento dos serviços durante a pandemia de coronavírus está proibida pela Lei Estadual nº 5.143, fundamentada em minuta da DPE-AM e sancionada pelo Governo do Estado no último dia 26.

Para receber assistência jurídica gratuita, o cidadão cuja residência teve o fornecimento de água ou energia elétrica interrompido pode buscar a Defensoria Pública Especializada de Atendimento ao Consumidor, ligando para o telefone (92) 98416-6494. O atendimento por telefone acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Além da Lei n° 5.143, que proíbe as concessionárias de água e energia elétrica de realizar o corte do fornecimento, uma decisão judicial conquistada pela Defensoria determina que a Águas de Manaus e a Amazonas Energia restabeleçam o abastecimento nas casas da capital que tiveram o serviço interrompido após o Amazonas decretar situação de emergência na saúde pública (16 de março). A decisão beneficia apenas consumidores de baixa renda (hipossuficientes).

Na última terça-feira (31/03), uma equipe formada pela Defensoria e o Procon Amazonas visitou conjuntos habitacionais de baixa renda em Manaus para orientar moradores sobre a proibição de cortes de energia e água por dívida. O Residencial Viver Melhor, o Conjunto Cidadão e unidades do Prosamim foram alguns dos pontos percorridos na orientação pela capital.

“Deixamos nossos contatos e formulários de denúncia para que possamos ser acionados em caso de descumprimento. Estaremos de prontidão, junto com a fiscalização do Procon-AM para evitar que as concessionárias descumpram a lei ou a ordem judicial. A população de baixa renda foi orientada a encaminhar fotos e documentos de possíveis ações ilegais das concessionárias”, afirmou o defensor público Christiano Pinheiro da Costa, especializado em atendimento ao consumidor.

O Procon-AM também recebe denúncias pelos telefones 0800 092 1512 e 3215-4012, além do e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.

Lei proíbe cortes e aumento de preços no Amazonas
Após aprovação unânime pelos deputados estaduais, o Governo do Estado sancionou a Lei n° 5.145, proibindo o corte dos serviços de água e energia elétrica por falta de pagamento, além do aumento injustificado de preços de produtos ou serviços em todo o estado, enquanto durar o Plano de Contingência de combate ao novo coronavírus. Conforme a nova legislação, são usados como parâmetro os preços praticados em 1° de março de 2020.

A proposta foi elaborada a partir de minuta apresentada pela Defensoria Pública à Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam). No parlamento, o Projeto de Lei ganhou autoria dos deputados João Luiz, presidente da CDC, e Josué Neto.

FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM

Publicidade

Leia mais

Queda de van na Linha Vermelha deixa um morto e 16 feridos no RJ

Elaine Marques

Prefeito de Manaus recebe Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Município

Elaine Marques

Visa Manaus lança projeto ‘Plantas que Curam do Mercado Adolpho Lisboa’ no aniversário dos 140 anos do ponto turístico

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais