Conexão Amazônica
CIDADES

Controladoria Geral acompanha Ageman nos testes de eficiência da iluminação pública de Manaus

Publicidade

A Controladoria Geral do Município (CGM) acompanhou, nesta semana, os testes de eficiência das lâmpadas a LED que estão sendo vistoriadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), nos postes da iluminação pública de ruas e avenidas da capital amazonense. As inspeções passaram a integrar a auditoria de acompanhamento de gestão em todas as áreas da Prefeitura de Manaus, por determinação do prefeito David Almeida.

A vistoria desta quarta-feira, 15/4, foi realizada à noite nos bairros Redenção, Parque 10 de Novembro e São Jorge, com a participação de moradores, auditores da controladoria, engenheiros da Diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, além de funcionários da Manausluz.

O diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, engenheiro Everaldo Leal, explica que os técnicos realizam testes das condições de luminosidade estabelecidas em norma técnica, aferindo a medida em “Lux” de uma determinada quantidade de pontos (15 a 20 pontos) marcados no próprio piso da via, numa área demarcada entre dois postes consecutivos, com uso de um luxímetro. Após as medições anotadas, calcula-se a média dos valores, sendo apurados os índices de iluminância média e o fator de uniformidade.

O primeiro é comparado com o valor mínimo previsto em norma para a classe da via, e o segundo avalia a distribuição uniforme da iluminação emitida pelas luminárias LED entre os dois postes, fator que sendo baixo, pode ser percebido na prática por meio do excesso de sombras entre dois postes, o que causa desconforto aos motoristas que trafegam pelas vias.

“Havendo não conformidade nos valores apurados, o projeto executado é reavaliado, podendo de forma geral, ocorrer a troca das lâmpadas por outras de maior potência”, afirmou o diretor.

Em ambas avaliações, são considerados o volume de tráfego de veículos e o fluxo de pedestres, itens de extrema importância, porque qualquer inconsistência apontada, significa que o projeto feito para atender aquela via não está nos padrões técnicos de qualidade exigidos pela norma e isso poderá causar desconforto e insegurança aos pedestres e condutores de veículos.

Conforme prevê o contrato de concessão da iluminação pública, as duas medições seguem as diretrizes da norma ABNT NBR 5101:2012 e são realizadas a partir de amostras aleatórias de pontos luminosos modernizados, baseadas numa quantidade definida contratualmente entre 150 e 200 pontos para cada 100 mil pontos modernizados.

O morador da rua 16 do conjunto Hileia, Claudemir Coêlho, fez questão de acompanhar a vistoria e destacou a importância do serviço para a segurança.

“Com a nova iluminação conseguimos visualizar a rua toda à noite, o que no passado era inseguro. Muitas vezes ao chegar em casa de carro, representava um risco para entrar e ver quem estava próximo a sua casa”, relatou o usuário.

Texto – Tereza Teófilo / Ageman

Fotos – Divulgação / Ageman

Publicidade

Leia mais

Atendendo demanda histórica, Governo do Amazonas regulamenta transporte aquaviário de passageiros e cargas

elayne

Prefeitura de Manaus pretende entregar corredor viário da Constantino Nery nos primeiros 100 dias de gestão

elayne

Prefeitura realiza balanço final de ações da operação Cheia 2020

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais