Conexão Amazônica
GERAL

Controladoria-Geral do Estado realiza 1ª reunião do ano com Sistema Estadual de Ouvidorias

Publicidade

Foram discutidas diretrizes de transparência e uso de ferramentas eletrônicas no atendimento à população

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM) realizou, na última sexta-feira (18/04), por plataforma digital, a primeira reunião de 2021 com os setores de ouvidoria das unidades gestoras do estado. O objetivo é alinhar as diretrizes de transparência das ouvidorias no atendimento à população.

“A reunião avançou para dirimir muitas dúvidas daqueles que respondem pelas ouvidorias de suas unidades gestoras, uma vez que já avançamos muito, mas que precisamos avançar mais, fomentando o uso das ferramentas eletrônicas disponíveis, dado o momento crítico em função da pandemia”, ressaltou o subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria da CGE, Rogério Siqueira de Sá Nogueira.

Para o controlador-geral do Amazonas, Otavio Gomes, houve um aperfeiçoamento nos contatos online com as reivindicações da população via ouvidoria, e a comunicação interna dos demais órgãos do estado com a CGE. Além disso, de acordo com Gomes, foi registrada uma melhora muito significativa no portal da transparência envolvendo a CGE e a Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), e uma maior transparência dos gastos com a Covid-19 e outros, como custo operacional e de pessoal, para manutenção da máquina do estado.

“Isso fez com que o estado alcançasse bons níveis com a questão da transparência, perante vários institutos independentes. Na escala de transparência EBT Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União, na 1ª edição de 2018, obtivemos 7,25. E na 2ª edição-2020 passamos para 8,67 pontos”, enfatizou Otavio Gomes, ao fazer a abertura da reunião.

Debates – Os temas de discussão foram os esclarecimentos sobre o Portal da Transparência e o (e-Sic). Também foi discutida a comunicação entre os ouvidores do Se-Suv com a Controladoria Geral do Estado, um elo em orientação dos Órgãos, a criação de um grupo de WhatsApp.

O subcontrolador-geral Rogério Siqueira de Sá Nogueira fez um comunicado importante. “A CGE monitora o cumprimento das Leis n° 12.527-2011 e n° 13.460-2016, bem como os decretos n. 36.819-2016 e n. 40.636-2019 e, a partir de maio, notificará os órgãos e entidades sobre o descumprimento dessas normas”, alertou.

“Persistindo o descumprimento, a Subcontroladoria-Geral de Transparência e Ouvidoria (SGTO) informará à Subcontroladoria-Geral de Controle Interno (SGCI), podendo ensejar ressalvas no Relatório de Auditoria que integra a Prestação de Contas dos Órgãos-Entidades do Governo do Estado”, acrescentou Nogueira.

FOTO: Divulgação/CGE-AM

Publicidade

Leia mais

PC-AM solicita colaboração para divulgar imagem de mulher que desapareceu no bairro Tancredo Neves

elayne

Sine Manaus oferta 252 vagas de emprego nesta segunda-feira, 17/10

elayne

Prefeitura atua de forma integrada para garantir feriado tranquilo em dia de manifestações

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais