Domingo (5) é o último dia para que os estudantes do ensino superior que foram convocados para o Enade 2019, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que não realizaram as provas, justifiquem a ausência.
As provas foram no dia 24 de novembro, e para regularizar a situação e poder concluir o curso superior, o aluno vai ter que se explicar. Segundo o Ministério da Educação, a realização da prova e o preenchimento do Questionário do Estudante são itens obrigatórios para a o graduando colar o grau e receber o tão sonhado diploma.
Lembrando que o Enade é aplicado para estudantes em fases finais do curso de graduação. Para justificar a ausência junto ao MEC, é preciso acessar o sistema Enade e se enquadrar em alguma das justificativas que dispensam o estudante. Entre elas estão a falta ao exame por motivo de acidente, assalto, casamento, extravio, perda ou roubo de documento de identificação; luto, acompanhamento de cônjuge em caso de transferência de cidade; motivos de saúde, maternidade, paternidade, atividade acadêmica, concurso público ou processo seletivo para intercâmbio, privação de liberdade ou trabalho.
O coordenador do curso da universidade onde o estudante está matriculado vai avaliar a justificativa do faltante. Caso o pedido seja negado, o estudante pode entrar com recurso no Inep.
O Enade 2019 foi aplicado em mais de 1,2 mil locais espalhados por mais de mil cidades brasileiras. Em novembro, foram avaliados 29 cursos de graduação.