Conexão Amazônica
Meio Ambiente

COP26: Brasil apresentará meta de zero desmatamento antes de 2030

O Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o Secretário de Assuntos de Soberania Nacional, Embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto e o Chefe de Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Achilles Zaluar, fazem briefing à imprensa sobre a participação brasileira na COP-26. foto: Lincoln Siebra/MRE
Publicidade

O compromisso foi reafirmado pelo ministro do Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse hoje (8) que o Brasil  apresentará a meta de zerar o desmatamento ilegal antes de 2030 durante a 26ª Conferência sobre as Alterações Climáticas (COP26), que será realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia. 

O compromisso com a eliminação do desmatamento já foi declarado pelo presidente Jair Bolsonaro, em abril, na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Com a medida, haverá cerca de 50% de redução das emissões de gases de efeito estufa. 

Publicidade

A declaração do ministro foi dada após reunião preparatória para a conferência, realizada com diplomatas que também vão participar das negociações, no Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o ministro, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) brasileiras, diferentemente de outros países, envolvem todos os setores da economia. “Estamos buscando consenso nesse acordo do clima. A NDC é bastante ambiciosa, entendemos ainda que a atuação integrada deve trazer os resultados esperados”, disse. 

De acordo com Joaquim Leite, no último trimestre o Brasil registrou queda de 14% no desmatamento ilegal em relação ao ano passado. O resultado foi alcançado com o trabalho integrado dos ministérios da Justiça e da Defesa e do Meio Ambiente, informou o ministro. 

“Nós fizemos uma parceria com o Ministério da Justiça para as operações serem mais integradas. A Secretaria de Crimes Organizados do Ministério da Justiça está atuando junto com o Ibama e o ICMBio, porque os crimes que ocorrem no território são mais que cortar uma árvore ou um crime ambiental. Muitos deles estão ligados à lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Então, essa operação integrada tem começado a dar resultados e esperamos que a gente consiga atingir o desmatamento ilegal zero anterior a 2030”, disse Joaquim Leite. 

A COP 26 será realizada de 31 de novembro a 12 de dezembro. O objetivo será acelerar as ações contra os efeitos das mudanças climáticas que foram definidas no Acordo de Paris, assinado em 2016.

Edição: Fernando Fraga

Publicidade

Leia mais

Fundação Amazônia Sustentável alerta sobre a urgência de ações de adaptação climática com possível nova seca extrema na região amazônica

elayne

Prefeitura de Manaus vai intensificar doação de mudas de plantas

elayne

RDS Rio Negro recebe visita de membros da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais