Conexão Amazônica
CULTURA

Coreógrafo parintinense ministra oficina que une dança contemporânea e os movimentos dos Bois-Bumbá

Publicidade

Rodrigo Cabral Andrade, coreógrafo do Boi Garantido, será o responsável por ministrar a oficina

A arte vem se reinventando gradativamente com novas técnicas e novos conceitos. Com a dança não é diferente, e pensando nisso, o coreógrafo parintinense Rodrigo Cabral Andrade vai ministrar uma oficina que une a dança contemporânea com os movimentos dos Bois-Bumbá, ritmo considerado a identidade cultural do Amazonas.

Publicidade

Rodrigo é licenciado em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e atualmente trabalha do Boi Garantido, sendo um dos responsáveis por coreografias que são apresentadas no Festival Folclórico de Parintins.

A oficina é um incentivo do projeto de artes integradas Puxirum. Rodrigo Cabral explica como as aulas vão funcionar.

“Decidimos usar o boi-bumbá por ser uma dança de origem parintinense. Primeiro vamos ensinar alguns exercícios de dança contemporânea e, em seguida, os movimentos do boi-bumbá, utilizando as marcações indígenas mostradas no festival. A terceira etapa será o processo coreográfico e unir na toada Ameríndia, do Boi Garantido”, explica.

Rodrigo também destaca a evolução das coreografias de boi-bumbá e do Festival de Parintins nos últimos anos.

“O Festival de Parintins está em uma grande crescente nos mais diversos setores e a dança não ficou de fora. Nós coreógrafos mantemos o estilo de 1990 nas toadas de galera, que é o dois pra lá e dois pra cá. Mas a gente vem acompanhando essas novidades e procuramos implementar no processo coreográfico, principalmente nas toadas que falam sobre ritual indígena e lenda amazônica”, disse.

Gravação – Devido a pandemia da Covid-19, a oficina não vai ser aberta ao público e pela será feita de forma online, com vídeos que serão divulgados no YouTube e no Facebook, a partir do dia 1° de março.

O material será gravado no próximo sábado (20) no Centro de Educação Chapeuzinho Vermelho e no Bumbódromo, local onde acontece a disputa de Caprichoso e Garantido, em Parintins.

No final das aulas será apresentado um duo de dança contemporânea, estrelado por Rodrigo e o dançarino Carlos Gomes, que também trabalha como coreógrafo do Boi Garantido.

Sobre o Puxirum – O projeto foi contemplado no Prêmio Feliciano Lana, por meio da Lei Aldir Blanc, apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) e o Governo Federal, com a ideia de integrar diversos artistas dos mais diversos segmentos em Parintins.

Puxirum, que na linguagem Tupi significa mutirão, é coordenado pelo ator, diretor e pesquisador em Artes Cênicas, Fabiano Baraúna, e tem como colaboradores artísticos a professora e bailarina, Irian Butel, o artista plástico Geremias (Gereca) Pantoja e Erivan Tuchê na construção poética da Mostra de Artes Integradas.

FOTO: Divulgação

Publicidade

Leia mais

FENAJ e SJPAM se reúnem em Congresso Nacional de Ensino e Jornalismo para discutir temas e melhorias para categoria

elayne

Festival tem inscrições on-line a partir desta 2ª

elayne

“Unidos da Tijuca” apresenta samba-enredo 2020 no Carnaval Amazônico

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais