Conexão Amazônica
GERAL

Corpo de Bombeiros realiza ‘Semana Zero’ do curso de formação de novos membros para a corporação

Publicidade

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), iniciou, nesta segunda-feira (20/07), a ‘Semana Zero’ do Curso de Formação e Habilitação dos Bombeiros Militares do quadro de saúde da corporação.

Sob a coordenação do Instituto Integrado de Segurança Pública (Iesp), o curso compreende uma fase comum ao processo de ingresso nas instituições militares. A solenidade de abertura ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul da capital. A turma foi dividida em grupos para evitar aglomerações, respeitando todas as determinações do Governo do Estado.

Publicidade

O comandante-geral do CBMAM, coronel BM Danízio Valente, explica que a ‘Semana Zero’ consiste em instruções básicas sobre a rotina militar. “Eles [bombeiros militares] ficarão sob a responsabilidade do Iesp, com uma carga horária padrão para cada posto. Terá uma parte presencial e outra EAD (Ensino a Distância) para evitar aglomerações. Os novos militares aprenderão sobre ordem unida, prestar continência, marchar, dentre outros ritos e posturas inerentes à vida militar. Tudo para atender a população com zelo e responsabilidade”, ressaltou o comandante.

Conforme relata o diretor-geral do Iesp, coronel PM Aldo Albuquerque da Costa, houve uma fase inicial e a partir de agora, serão realizados três cursos: um voltado para oficiais, um para formação de sargentos e outro para cabos. “São mais de 400 alunos e, quando formados, contribuirão sobremaneira para a sociedade tanto no trabalho que se refere ao Corpo de Bombeiros quanto na saúde. O que buscamos nesse curso é gestão da qualidade no ensino, fator preponderante para que possamos ter profissionais capacitados. O curso vai até final do ano e ao término, a classificação definirá os melhores, ou seja, quem se destacou positivamente durante a formação”, frisa a autoridade militar.

O diretor do Campus IV do Iesp, tenente-coronel BM Reinaldo Acris Menezes, informa que a formação dos novos profissionais está organizada e dividida por semanas, para cada tipo de instrução. “Esses bombeiros militares são do quadro de saúde e já tem uma especialização. São médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e técnicos, então, eles [novos militares] vão trabalhar no serviço de resgate e na área de saúde da corporação. Por isso, a formação desses profissionais não será a mesma do quadro de militares combatentes”, esclareceu o tenente-coronel.

O curso terá duração de aproximadamente 420 horas/aula. Serão nove semanas de instrução. Da primeira até a quarta semana, receberão instruções teóricas e legislativas. Da semana 5 até a oitava, serão aulas práticas com atividades de bombeiro militar. A última semana será marcada pela formatura.

Fotos: Bárbara Costa/CBMAM

Publicidade

Leia mais

Ponte de metal do Exército será instalada na BR-319 para ajudar no tráfego

elayne

Pesquisadora do Instituto Carlos Borborema é eleita membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências

elayne

Primeiro dia do Carnaboi 2023 acontece neste sábado (25), em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais