Conexão Amazônica
GERAL

Corpo de ex-governador Amazonino Mendes recebe honras militares e vai percorrer vias de Manaus

Publicidade

Político estava sendo velado no Teatro Amazonas desde quinta-feira (16) e vai ser cremado ainda na manhã deste sábado.

O corpo do ex-governador Amazonino Mendes recebeu, na manhã deste sábado (18), honras militares em frente ao Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. O político estava sendo velado no local desde quinta-feira (16) e vai ser cremado ainda na manhã deste sábado.

Publicidade

Admiradores do político acompanharam a cerimônia e lamentaram a partida do ex-governador, como é a camêlo Rosângela Franco, que chegou cedo para participar das homenagens:

“Ele sempre olhou pela nossa categoria, sempre olhou pelos trabalhadores da rua e por isso tem meu respeito e minha admiração. Ele saiu do interior e chegou onde chegou. Vai deixar saudades”, lamentou.

“Eu trabalhei com ele em quase todas as campanhas e posso dizer que o Amazonino foi único. Ninguém vai substituir seu legado. Ele foi um exemplo para todos os outros políticos e um pai para todo o povo do Amazonas”, disse a dona de casa Kirlian Pontes, que também foi ao Teatro se despedir de Mendes.

Logo após as honras militares, o corpo de Amazonino vai percorrer diversas vias da capital e passar por locais que marcaram a história do político, como o Palácio Rio Negro, antiga sede do executivo estadual, e o Hospital 28 de Agosto, construído por ele.

A visitação pública ao corpo do político encerrou nas primeiras horas de sábado. Ao longo de dois dias de homenagens, mais de seis mil pessoas passaram pelo Teatro Amazonas para se despedir do ex-governador do Amazonas.

Logo após o encerramento da visitação pública, o Teatro foi fechado para homenagens de amigos e familiares, e também ocorreu a Celebração das Exéquias, que foi presidida pelo Padre Danival Lopes, chanceler da Arquidiocese de Manaus.

O ex-governador Amazonino Mendes morreu no último domingo (12), aos 83 anos, vítima de uma infecção pulmonar. Ele passou 50 dias internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e chegou a apresentar uma melhora no quadro, mas não resistiu à doença.

Desde a confirmação da morte, diversas autoridades, como o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador Wilson Lima, lamentaram a morte do político, que é considerado um dos mais importantes da história do Amazonas.

Centenas de admiradores de Amazonino lotaram o Teatro Amazonas para se despedir do político. Nessa sexta-feira (17), os pets do ex-governador também foram levados ao local para o último adeus ao dono.

Amazonino deixa um legado na história do estado. Foi governador por quatro vezes, prefeito de Manaus por três mandatos e ainda exerceu o cargo de senador da República. Seu levado envolve diversas obras entregues ao povo do Amazonas, como a Vila Olímpica da capital, o Hospital João Lúcio e a Universidade do estado do Amazonas.

— Foto: Ricardo Chaves/CBN Amazônia

Por Leandro Guedes, Matheus Castro e Ricardo Chaves, g1 AM

Publicidade

Leia mais

1ª edição do “G4 Amazônia” leva as melhores práticas aos empreendedores da região

Daly Ruiz

Escravidão: trabalhadores comiam sobras de cães

elayne

Circulação do trânsito e de linhas de ônibus para festa de Pentecostes será alterada, no domingo, 5/6

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais