Conexão Amazônica
GERAL

Correção do termo Arranjos Produtivos Locais (APL)

Publicidade

Sedecti participa de ação itinerante da Sudam sobre desenvolvimento regional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou nos dias 30 e 31 de agosto, em Manaus, da ação itinerante da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com o tema: “Sudam nos Estados Amazonas e Roraima – Diálogos com Quem Promove o Desenvolvimento Regional na Amazônia”.

Publicidade

A proposta da Sudam com a ação itinerante é de reunir informações para propor medidas que facilitem o acesso dos Estados, municípios, setores produtivos e outros segmentos, aos recursos federais, por meio dos instrumentos da autarquia.

O encontro contou com a participação dos representantes das Secretarias Executivas da Sedecti, de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Planejamento (Seplan) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O secretário executivo da Sedec, Renato Freitas, fez a apresentação sobre o tema: “Diretrizes Estratégicas para o Desenvolvimento do Amazonas”, destacando as principais ações que a Sedecti vem realizando no Amazonas.

”A parceria do Governo do Amazonas com a Sudam vem sendo fortalecida desde 2019, com a participação da Sedecti, com a colaboração de várias secretarias na elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia, em que apresentamos e aprovamos 40 projetos aptos a receberem recursos federais e de emendas parlamentares. E, além disso, aprofundamos as informações acerca de incentivos fiscais e dos Fundos Constitucional do Norte (FNO) e de Desenvolvimento da Amazônia (FDA)”, declarou Freitas.

E reforçou que a Sedecti tem dado o apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) junto ao Ministério de Economia e sobre as boas práticas de convênios, inclusive, de CT&I, sempre com o enfoque no Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Sudam, a ação itinerante tem como objetivo ouvir as demandas e levar o conhecimento sobre os instrumentos de ação da Superintendência para que, juntos, possam articular políticas e planejamento para o desenvolvimento includente e sustentável da região.

Ainda durante o evento, o corpo técnico da Sedecti também apresentou os seguintes conteúdos: “Diálogo quanto às Boas Práticas em Convênios” e também os 40 projetos incluídos no Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) 2020- 2023.

Dentre os projetos destacados pela Sedecti, estiveram os seguintes: Rodovia BR-319, Distrito de Desenvolvimento Regional Manacapuru-Iranduba, Biodarpe – Distrito Bioagroindustrial da Amazônia – Polo Rio Preto da Eva, entre outros.

FOTOS: Divulgação/Sedecti

Publicidade

Leia mais

Sete dicas da Serasa para evitar golpes no Dia do Consumidor

Daly Ruiz

Consulta pública digital pretende facilitar o acesso aos editais de fomento à cultura

elayne

Prefeitura e Senai realizam curso de Confeitaria para mulheres em situação de vulnerabilidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais