Conexão Amazônica
GERAL

Corregedoria-Geral de Justiça pede que prefeituras combatam a falta de registro civil de crianças no AM

Publicidade

Entre as ações solicitadas está a busca ativa por pessoas sem o devido registro e oferecimento de apoio logístico para o deslocamento entre as maternidades e os Cartórios de Registro Civil.

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas encaminhou ofícios para todas as prefeituras de cidades no Amazonas para tentar combater o sub-registro de crianças, que é quando um bebê não é registrado no mesmo ano de seu nascimento ou no primeiro trimestre do ano seguinte.

Publicidade

A diferença entre sub-registro e registro tardio é que, no primeiro caso, a criança não é registrada nesse período após o nascimento. O registro tardio inclui adultos e crianças em idades mais avançadas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 8,61%, o Amazonas é o terceiro estado brasileiro com o maior índice de sub-registro civil no Brasil. O estado fica atrás apenas dos estados de Roraima (15,19%) e Amapá (9,13%).

Os documentos encaminhados às prefeituras municipais foram assinados pela corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha Jorge.

Entre as ações solicitadas está a realização de busca ativa por pessoas sem o devido registro. Foi sugerido também que as prefeituras ofereçam apoio logístico para o deslocamento entre os hospitais e os Cartórios de Registro Civil, de modo que não haja nenhuma criança com alta hospitalar sem a respectiva certidão de nascimento.

A desembargadora ainda pede que “realizem o controle das crianças nascidas nos hospitais e que disponibilizem tais informações levantadas aos cartórios para cruzamento das informações e busca ativa de eventual criança sem registro”.

A Corregedoria de Justiça também reivindicou das prefeituras auxiliem o deslocamento dos cartórios até as comunidades rurais dos municípios para realizar o registro civil das pessoas, além de organizar campanhas nas escolas e nas comunidades quanto ao prazo para o registro e gratuidade.

A Corregedoria também solicitou o levantamento, junto às escolas municipais, do quantitativo de crianças que não possuem o registro civil, considerando que há informações de crianças sem registro com a matrícula ativa para que a situação seja regularizada.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura destaca serviços digitais na abertura da 2ª edição da Expo Amazônia Bio&Tic

elayne

Prefeitura reforça bom uso da pista de skatepark na Ponta Negra

elayne

Como ficam os benefícios do INSS com os postos fechados? veja

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais