Conexão Amazônica
SAÚDE

Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alta médica

Publicidade

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, unidade referência no Amazonas para tratamento do novo coronavírus, realizou nesta quinta-feira (09/07) um grande “Corredor da Vitória” para comemorar a milésima alta médica de paciente curado da doença. A unidade, localizada na zona norte da capital, teve a primeira alta registrada no dia 27 de março e chegou a ter 100% de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI.

O corredor faz parte de um dos fluxos internos implantados na unidade. A iniciativa tem como objetivo exaltar aqueles que passaram pela internação e permitir um momento de agradecer aos profissionais, como a médica clínica Liciane Gomes, que se emocionou com o anúncio da milésima alta.

Publicidade

“Felicidade. Só nós, profissionais da saúde, sabemos o que passamos, momentos tristes, muito, muito tristes. Mas hoje, na milésima alta, nessa unidade, que tem profissionais incansáveis, incansáveis, que se doam pro paciente como se fosse o pai e a mãe deles, sabe? Então, hoje é só gratidão, só felicidade. Sentimento de dever cumprido, e a gente está aí na luta para o que der e vier”, afirmou.

Desde abril deste ano, o hospital passou a ser exclusivo para internação de pacientes com Covid-19 transferidos de outras unidades hospitalares da capital e do interior do estado. A transferência desses pacientes é regulada pelo Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister) da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Atualmente, a unidade possui 350 leitos, sendo 100 leitos de UTI e 250 de leitos clínicos.

Capacidade ampliada – Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, fez investimentos para ampliar a capacidade de atendimento no hospital. O número de leitos teve aumento de 166,7%. Antes, o hospital contava com 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI. Atualmente são 350 leitos, entre clínicos e de terapia intensiva.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Publicidade

Leia mais

Israel detecta 1º caso de infecção dupla conhecida como flurona

elayne

Prefeitura de Manaus divulga nova edição de informe epidemiológico de arboviroses

elayne

Anvisa retira obrigação de fase 3 no Brasil para autorizar vacina

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais