Conexão Amazônica
SAÚDE

Covid-19: presidente da Fiocruz diz que estudos com vacina da Oxford e AstraZeneca estão adiantados

Ministério da Saúde realiza Dia D da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (30).
Publicidade

A Comissão externa de enfrentamento à Covid 19, da Câmara dos Deputados, debateu hoje (1º) o desenvolvimento da vacina da Universidade de Oxford e a participação do Brasil nesse processo.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, destacou o estágio avançado da pesquisa e também a oportunidade de incorporação tecnológica pelo Brasil. A Fiocruz, por meio da unidade de Bio-Manguinhos, será responsável pelo desenvolvimento do imunizante. Se demonstrada eficácia, serão 100 milhões de doses à disposição da população brasileira.

Nísia Trindade destacou a importância da ciência neste momento de pandemia.

A diretora médica da AstraZeneca Brasil, Maria Augusta Bernardini, explicou o desenvolvimento do imunizante e como estão sendo feitos os testes da fase clínica com voluntários. Ela adiantou que, entre outubro e novembro, já será possível ter resultados preliminares.

Segundo o diretor-executivo de Relações Corporativas, da AstraZeneca Brasil, Jorge Mazzei, a empresa vai abrir mão dos lucros inicialmente.

O governo brasileiro anunciou, no último sábado (27), um acordo de cooperação com o laboratório AstraZeneca, que prevê a compra de lotes de vacina desenvolvida pelo laboratório e pela Universidade de Oxford, além de transferência de tecnologia.

O acordo tem duas etapas. Na primeira, o governo vai pagar pela tecnologia, mesmo não tendo os resultados dos ensaios clínicos finais. Serão mais de 30 milhões de doses da vacina, no valor total de US$ 127 milhões, incluídos os custos de transferência da tecnologia e do processo produtivo da Fiocruz. Essas primeiras doses devem ser entregues entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

Foto: Divulgação

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

População pode buscar 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

elayne

Prefeitura começa a aplicar 3ª dose contra a Covid-19 em Manaus

elayne

Covid-19: média de mortes no país atinge menor nível desde fevereiro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais