A cozinha comunitária, da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona Sul, realizou uma ação de cidadania, na manhã desta segunda-feira, 8/3, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Foram realizados serviços como corte de cabelo, aferição de pressão, limpeza facial e maquiagem. Também foi feita escuta qualificada com psicóloga e distribuição de kits e rosas.
O Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou atendimento social e encaminhamento para serviços nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), centro de atendimento aos refugiados e informações sobre cursos.
“A ação foi uma parceria com o Desafio Jovem de Manaus, que adotou todas as medidas necessárias para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Tivemos oficinas de estética, de embelezamento, corte de cabelo, entre diversas atividades. Em iniciativas como essas, conseguimos identificar as famílias que estão em situação de alta vulnerabilidade e fazer todo o atendimento necessário para garantir qualidade de vida”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Lígia Beatriz, de 22 anos, aproveitou a oficina de maquiagem e ficou muito satisfeita com toda a programação voltada às mulheres.
“Achei muito interessante porque eles começaram falando sobre a Lei Maria da Penha, sobre os tipos de agressões que as mulheres sofrem, e diversos assuntos relacionados a nós. Aproveitei para fazer uma maquiagem que me deixou ainda mais bonita. Gostei bastante”, afirmou.
No próximo dia 17, a ação se repete na Cozinha Comunitária Valparaíso, na zona Leste, que também irá realizar uma oficina de flores em papel.
— — —
Texto – Leonardo Fierro / SemascFotos – Divulgação / Semasc