Conexão Amazônica
CULTURA

Creche da Prefeitura de Manaus comemora 10 anos com ação social para a comunidade da zona Sul

Publicidade

Para comemorar os 10 anos de atividades, a creche municipal Magdalena Arce Daou, da Prefeitura de Manaus, realizou o projeto “Das Arepas ao Tucumã”, uma ação social com a comunidade do bairro Santa Luzia, zona Sul da capital. O evento desta sexta-feira, 19/5, contou com a participação de professores, pais, responsáveis e moradores da área, que tiveram uma manhã diferente com atendimento estético, vacinação, exame preventivo e teste rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A creche atende 196 crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3. De acordo com a gestora, Jucy Seixas, a unidade sempre promove alguma atividade em alusão ao aniversário, comemorado no dia 13 de maio.

Publicidade

“Todos os anos comemoramos o aniversário da creche, mas sempre voltado para as crianças. Em 2023,  resolvemos fazer algo maior, envolvendo toda a comunidade escolar, do bairro e também dos adjacentes como Educandos e Colônia Oliveira Machado”, comentou Jucy.

A autônoma Francineia Fernandes aproveitou a oportunidade para fazer limpeza de pele e maquiagem. “Achei maravilhosa a ação, pois quase nunca temos tempo de nos cuidar. Gostei muito do resultado, fiquei linda! Agora, já estou pronta para ir à igreja e adorar ao Senhor”, afirmou.

Vale ressaltar que as comemorações iniciaram em abril com atividades voltadas ao resgate da cidadania e questões de combate à xenofobia. A creche atende cerca de 19 famílias venezuelanas e conta com as parcerias das secretarias municipais do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e ainda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 “Das Arepas ao Tucumã” foi criado em 2021, logo que as aulas presenciais retornaram e contou com o apoio de todo corpo docente. “Quando retornamos com as aulas presenciais, percebemos a quantidade de crianças venezuelanas matriculadas na creche e que traziam costumes e cultura diferentes, com isso pensamos todos juntos como atender essas crianças e apresentar a riqueza cultural deles para as crianças brasileiras e também mostrar a nossa para elas, com isso montamos o evento”, explicou a professora Maria Raquel Santos.

Durante o projeto, foram realizadas palestras e oficinas de empreendedorismo feminino, com comunitários voluntários e com as Organizações da Sociedade Civil ( OSCs) Hermanitos e Adra Mundial.

— — —

– Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

Publicidade

Leia mais

Espetáculo gratuito marca o lançamento do 3º Festival de Circo do Amazonas, no Teatro da Instalação

elayne

Companhia Arte Sem Fronteiras realiza 2ª Mostra Coreográfica com repertório de apresentações premiadas neste sábado

elayne

Cruzeiro Seven Seas Navigator chega a Manaus com mais de 800 turistas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais