Conexão Amazônica
GERAL

Crianças da educação infantil da Prefeitura de Manaus participam de exposição em homenagem ao Dia do Soldado e de desfile cívico

Publicidade

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, da Prefeitura de Manaus, participaram nesta sexta-feira, 25/8, de uma exposição da Marinha do Brasil em homenagem ao Dia do Soldado, e ainda de um desfile cívico. A ação foi na própria unidade de ensino, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os objetivos da atividade são promover a interação entre família e escola, estimular ações educacionais relacionadas à Pátria, bem como prestigiar e reconhecer a importância das Forças Armadas e a figura do soldado. Dessa forma, a ideia é resgatar valores cívicos e enaltecer a Independência do Brasil.

Publicidade

Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, essas atividades são importantes para o desenvolvimento e formação dessas crianças. “Essa integração é de extrema importância, que na rede municipal inicia na primeira infância. Datas cívicas despertam o patriotismo nas crianças, por isso é essencial vivermos isso, para que não morra nas escolas, e é essa consciência de cidadania que acontece em todas as modalidades de ensino”, comentou Luiz.

O Centro de Educação Infantil atende 418 crianças, do maternal 3 ao 1º e 2º períodos. Para a gestora da unidade, Jucy Melo, é fundamental as crianças vivenciarem e conhecerem todas as datas importantes do nosso país. “A parceria que temos com a Marinha nos possibilita desenvolver várias atividades cívicas e sociais. Hoje, as crianças e as famílias estão conhecendo materiais que os fuzileiros utilizam em várias situações e os pais também participaram do desfile. Também realizamos atividades de sensibilização com a comunidade, como prevenção ao meio ambiente”, explicou a gestora.

Na exposição, foram apresentados materiais utilizados durante a operação do batalhão, como kit de simulação de primeiros-socorros, de comunicação, equipamentos individuais e de missão, alimentação e ainda apresentação da fanfarra.

“É sempre muito bom ter essas exposições culturais, com música para as crianças e apresentar os equipamentos utilizados pelo batalhão, isso desperta o militarismo e influencia muito na vida delas. Para todo o nosso batalhão, esse tipo de ação é muito gratificante”, declarou a sargento da Marinha, Loíde Matos.

A dona de casa Mariana Siqueira, mãe da pequena Liara, 5 anos, elogiou bastante o evento. “Eu achei maravilhoso esse momento. Ver minha filha participando, com interesse em aprender, é muito bom, e participar dessa atividade com ela tem um significado muito importante”, disse.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Publicidade

Leia mais

USF Armando Mendes, na zona Norte, suspende atendimentos durante obras

elayne

Prefeitura estuda instalar busto de herói nacional do Peru no largo de São Vicente

elayne

Amazonas Energia auxilia na instalação de usina de oxigênio no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais