Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Cuidados com saúde bucal infantil ganham reforço da Prefeitura de Manaus no ‘Julho Laranja’

Publicidade

Como parte da programação do “Julho Laranja”, mês de promoção da saúde bucal infantil com foco na prevenção e correção dentária das crianças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma série de ações de conscientização em unidades de saúde e unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), reforçando junto à população a importância da prática de hábitos saudáveis e do acompanhamento odontológico infantil.

A abertura da programação, que ocorre ao longo de todo o mês, será nesta sexta-feira, 4/7, às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Gebes de Medeiros, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. No local, profissionais e gestores da Gerência de Saúde Bucal e do Distrito de Saúde Leste da Semsa vão realizar uma palestra e ações de prevenção e promoção da saúde bucal, voltadas a gestantes, pais, mães, crianças e comunitários em geral.

Conforme a técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Rebecca Rosas, o “Julho Laranja” incentiva a adoção de hábitos saudáveis desde a gestação, incluindo higiene bucal adequada, aleitamento materno, alimentação balanceada, ingestão regular de água e o abandono de chupetas, mamadeiras e sucção de dedo.

Publicidade

“A proposta da campanha é sempre prevenir e tratar precocemente os problemas dentários, e as ações da Semsa buscam orientar mães, pais e futuros pais para que adotem hábitos saudáveis e levem os filhos desde cedo ao dentista em uma unidade de saúde”, afirma a servidora.

Rebecca assinala que os cuidados ortodônticos devem iniciar já no pré-natal e seguir nos primeiros meses de vida, com a ida ao dentista para verificação de eventuais anomalias e problemas capazes de afetar o desenvolvimento adequado de funções orais, músculos e ossos da face. Ela relata ainda que, desde 2022, a Semsa tem como indicador o atendimento odontológico de crianças de 0 a 2 anos, com o objetivo de que essa população receba pelo menos duas consultas anuais.

“Caso verifique algum problema, o profissional pode orientar os pais para estabelecer hábitos saudáveis, ou, se identificar a necessidade de tratamento ortodôntico preventivo, a criança é encaminhada a um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Semsa”, explica a técnica, informando que os CEOs ofertam serviços de odontopediatria até 11 anos e ortodontia preventiva para crianças de 5 a 11 anos com dentição mista, com dentes de leite e permanentes.

O acompanhamento precoce, aponta Rebecca, assegura a saúde bucal adequada da criança e evita problemas no desenvolvimento da dentição e da face, como a má oclusão dentária. “Problemas como a má oclusão dentária podem afetar não só o sorriso, como a respiração, mastigação, deglutição e comunicação, impactando a qualidade de vida e autoestima da criança”.

A servidora acrescenta que o atendimento nos primeiros anos de vida possibilita ainda evitar ou tratar problemas ortodônticos em tempo oportuno, com o uso de aparelhos específicos para a criança. “Isso evita que, no futuro, ela venha a necessitar de tratamentos corretivos mais prolongados e caros”, acrescenta.

Programação

Além da abertura na USF Gebes de Medeiros, a programação do “Julho Laranja” da Semsa contará com palestras, rodas de conversa e outras ações de educação, em unidades de saúde e CEOs da rede municipal, bem como em unidades da rede municipal e estadual de educação, por meio do PSE. Nas atividades, as equipes vão reforçar a importância dos cuidados de saúde bucal e da prevenção e tratamento ortodôntico precoce em crianças.

A agenda da campanha inclui ainda quatro webpalestras e uma live, voltadas a equipes de saúde bucal, gestores e demais profissionais de saúde, além de pais, educadores e comunidade em geral. Os encontros on-line serão realizados pela Semsa em parceria com as universidades federal e estadual do Amazonas (Ufam e UEA), abordando questões relacionadas à temática do “Julho Laranja”.

Qualificação

Rebecca Rosas assinala que, ao lado das ações de conscientização de usuários e de reforço nos atendimentos odontológicos, a Semsa vem investindo na capacitação dos profissionais para os cuidados em saúde bucal na primeira infância, a partir de temas pautados pelo “Julho Laranja”.

Nesse sentido, a servidora relata que a secretaria está concluindo neste mês um curso de atualização para equipes de saúde bucal com foco em restauração atraumática, técnica pouco invasiva para prevenção e controle de cáries que dispensa o uso de brocas e outros equipamentos odontológicos. E, no último mês, formou a terceira turma do curso de prevenção e tratamento de transtornos do sono na infância, voltado a profissionais de saúde bucal e outras áreas da saúde.

“Não somente em função da campanha, mas também de nossas metas e nossos indicadores, estamos buscando qualificar cada vez mais o atendimento a essas crianças nas unidades da rede básica”, resume.

Mobilização

A campanha “Julho Laranja” integra a agenda da Semsa Manaus desde 2022, reforçando as ações da gestão municipal para incentivo à adoção de hábitos saudáveis e ao acompanhamento odontológico desde os primeiros anos de vida.

A mobilização foi instituída no calendário municipal da saúde por meio da Lei nº 3.200, de 14 de novembro de 2023.

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semcom (em anexo)

Publicidade

Leia mais

Advogado afirma que Pazuello pretende responder todas as perguntas na CPI da Covid

elayne

Caçulinha, músico do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

elayne

Estão abertas as inscrições para o III Congresso Nacional Multiprofissional de Saúde em Manaus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais