Conexão Amazônica
GERAL

Cultivo do cupuaçu: Amazonas busca fortalecer elo entre agroindústrias, empresários e produtores rurais

Publicidade

A cadeia produtiva do cupuaçu foi a 2ª cultura abordada no I Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas 

Aproximadamente 70 pessoas entre produtores rurais, empresários, técnicos, estudantes e pesquisadores, participaram do 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas, voltado à cultura do cupuaçu, que aconteceu, nesta sexta-feira (19/04), com atividades em campo, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Ocidental, localizado na Rodovia AM-010, KM 29.

O evento é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM).

O titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, afirma que a proposta é criar um elo das cadeias produtivas, entre as agroindústrias e os produtores. “O cupuaçu é uma cultura originária aqui do nosso bioma amazônico, de alto valor econômico, uma fruta muito utilizada nas agroindústrias. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, de interiorizar o desenvolvimento econômico, para gerar emprego e renda no interior”, destacou Petrucio.

O Workshop voltado à cultura do cupuaçu,  iniciou, na quinta-feira (18/05), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, Manaus. No local, foram realizadas oficinas teóricas, abordando temas como as demandas para o desenvolvimento da cadeia, formação e capacitação, assistência técnica e outras temáticas.

Um dos empresários presentes no Workshop, o diretor da Mr. Guaraná, Márcio Reis, comenta que a franquia adquire produtos de agricultores de comunidades e associações do interior.

“Mostramos no Workshop nossos produtos a base do cupuaçu. Todos os nossos produtos são 100% amazonenses. A meta é levar esses produtos da Amazônia para as prateleiras dos principais supermercados do Brasil,  mostrando a potencialidade do produto regional”, diz Márcio.

Gastronomia

No Vasco Vasques também foram preparados pratos típicos regionais à base do cupuaçu, por chefs de cozinha dos restaurantes Mercato Brasil e Expresso 73, onde foi promovida uma degustação aos participantes.

Há cerca de 25 anos, o produtor rural Luiz Carlos Galvão trabalha com a cultura do cupuaçu no município de Autazes (a 113 quilômetros distantes de Manaus), com uma produção de 20 toneladas do produto por ano com perspectiva de crescimento.

“Esse evento é uma experiência única para nós que somos produtores rurais. Inclusive, conversei com três empresários que compram o cupuaçu, isso vai melhorar potencialmente nossa comercialização”, ressalta Luiz Carlos Galvão.

Fotos: Rhuan Luz/Sepror

Por Matheus Gil /agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Roberto Cidade é o responsável pelo aumento de impostos no AM”, relembra David Almeida

elayne

Casarão da Inovação Cassina realizou diversas atividades em 100 dias de gestão

elayne

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para a reforma do mercado municipal Carneiro da Mota

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais