Conexão Amazônica
CULTURA

Cultura amazonense: história da música do beiradão é celebrada em amostra de filme gratuita, em Manaus

Publicidade

O filme narra a trajetória do ritmo alegre e dançante nas rádios manauaras

O filme “O áureo da música do beiradão nas rádios manauaras (Difusora e Rio Mar) na década de 80” será exibido, gratuitamente, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, às 16h desta sexta-feira (24). Os espectadores mais antigos poderão reviver o ritmo vibrante, com letras que falam sobre os costumes e emoções. Os mais novos conhecerão a ‘febre’ que tomou conta da capital e do interior por meio das ondas das rádios.

Publicidade

Em 55 minutos, o filme conta a história do som do beiradão, uma batida alegre que se tornou tão popular quanto o rock na região e ainda toca em todo o interior do Amazonas. As composições apresentam como base o intenso saxofone e a vibrante guitarra, que unidos a letras alegres convidam o povo para dançar, levantando muita poeira durante as festas em comunidades, onde o salão é um espaço aberto de terra batida.

O texto relembra o surgimento, a evolução e o auge da música do beiradão a partir de fatos assim como por meio de entrevistas com ícones do ritmo como Teixeira de Manaus, Oseas da Guitarra, Magalhães da Guitarra, Chiquinho David, Chico Cajú e mestre Pinduca. Essas estrelas formaram uma constelação própria na região, que se expandiu a ponto de extrapolar as fronteiras do estado, conquistando admiradores fora do Amazonas.

Segundo o diretor do filme, o cineasta Paulo Moura, o longa-metragem nasceu do desejo de registrar, através do audiovisual, uma cultura vibrante que passou por um longo processo de maturação, atingindo o ápice a partir do momento que deixou de ser ouvida apenas nos recantos longínquos da floresta e passou a ser apreciada também pela população da capital.

“Quero atingir o maior número possível de pessoas com essa amostra, por isso ela é gratuita. Essa foi a maneira que encontramos de democratizar o acesso à cultura, dando a oportunidade de gente que mora na periferia de assistir a história da nossa cultura em telão”, completou Paulo Moura.

A produtora do projeto, Crislânia Moura, disse estar feliz com a amostra, principalmente, por saber que irá alcançar muitas pessoas. “Estou animada com o que estamos fazendo e poder passar isso para outras pessoas é melhor ainda. A história desse ritmo não pode ser esquecida, deve ser transmitida de geração pra geração”, finalizou.

O Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou está localizado na Avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona Oeste da cidade de Manaus.

Texto: Ytallo Byancco

Publicidade

Leia mais

Avanços da prefeitura são destaques no Fórum de Construção Civil Norte Nordeste

elayne

LouvaRei “Movimento por Cristo” acontece neste domingo (26) em Manaus

elayne

Pátio Gourmet promove lives semanais com nutricionista Lívia Ribeiro e convidados

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais