Conexão Amazônica
GERAL

Curso de ‘Aprovação de Projetos’ da Prefeitura terá mais duas edições em novembro

Publicidade

Com o sucesso do primeiro curso de “Aprovação de Projeto: Desvendando Procedimentos Técnicos”, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), já definiu duas novas datas, em novembro, para realizar novas apresentações aos profissionais e estudantes da área.

Nessa terça-feira, 19/10, teve início a primeira edição, com a  Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc) Amazonas e apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-AM) e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), no auditório da Uninorte (unidade 6), na rua Joaquim Nabuco, Centro. O curso tem seu segundo dia nesta quarta-feira, 20/10, de 18h as 21h. A diretora de Operações (Diop), arquiteta e urbanista Jeane da Rocha, vai destacar as etapas de licenciamento, aprovação e Habite-se.

Publicidade

Edições

As próximas edições vão acontecer em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) nos dias 3 e 4 de novembro, e uma nova rodada com os engenheiros e Abenc está agendada para os dias 17 e 18 de novembro. As inscrições ainda serão divulgadas pelas entidades.

“É uma demanda dos profissionais do setor para ter informações mais objetivas, precisas e qualificadas para aprovar projetos junto ao poder público. Dá um bom handicap para quem atua na área e proporciona mais amplitude no exercício da profissão. Do ponto de vista da prefeitura, se ganha com projetos mais bem alinhados à legislação. Quanto mais conhecerem as leis urbanas, mais rápido será a análise e as etapas do licenciamento”, disse o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Valente acrescentou que a expertise técnica e o compartilhamento de informações auxiliam de empreendedores a empresários no fomento de negócios e serviços, sendo uma das diretrizes do prefeito David Almeida, de tornar Manaus uma cidade atrativa para negócios, com facilidade legais e treinamento.

O presidente da Abenc Amazonas, engenheiro José Nildo Cavalcante, afirmou que o curso atende desejo de muitos profissionais, que às vezes sentem dificuldades em aprovar projetos não por culpa da entidade pública, mas por questões de defasagem com a legislação em vigor.

“Acredito que este curso, além de melhorar o nível dos projetos dos engenheiros em relação à aprovação, agiliza e contribui com o poder público na aceleração das análises. É um curso que vem no momento certo, onde esperamos alavancar a construção civil”, disse.

Urbanismo

Durante os dois dias, os ministrantes vão ampliar o conhecimento sobre urbanismo, edificações e leis do Plano Diretor, tendo como público-alvo engenheiros, arquitetos, contadores, advogados, despachantes, e demais profissionais que queiram aprender os passos necessários para a aprovação de projetos de construção na Prefeitura de Manaus.

A ideia é capacitar profissionais e sociedade a aprovar projetos urbanos, informando toda a legislação e ferramentas necessárias, além dos trâmites e documentação, de forma clara e concisa.
“Estamos buscando o melhor ambiente de negócios, com foco na desburocratização em áreas do licenciamento urbano para construção da Manaus 4.0, voltada para a modernização do município. Nossos empreendedores precisam cada vez mais de ferramentas para incentivo e expansão dos seus negócios, e as informações sobre os procedimentos, como obter licenças e aprovação, de forma mais eficiente da legislação urbana, facilitará muito este processo”, explicou o diretor-presidente do Implurb.

Projetos
O projeto de uma edificação envolve o cumprimento de uma série de leis e normativas técnicas, e o curso terá como objetivo dar capacitação relativa às exigências legais na esfera municipal. Com uma abordagem objetiva e prática, o curso vai propor discussões que auxiliam os estudantes e os profissionais a compreenderem, interpretarem e analisarem as leis de forma crítica, a fim de facilitar a comunicação entre os profissionais, seus clientes e os servidores públicos na tramitação de projetos, o que proporcionará celeridade na aprovação.


Dentre os processos estão a Certidão de Informação Técnica (CIT), Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Parcelamento do Solo, Alvarás de Construção (novas obras, reformas e regularização) e Habite-se. 
Nos dois dias, arquitetos, urbanistas e engenheiros do corpo técnico do instituto vão apresentar conceitos e as leis que regem a aprovação e licenciamento. O diretor de Planejamento Urbano (DPLA), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro apresentou ontem o tema sobre Estudo de Impacto de Vizinhança; seguido da engenheira Islane Rodrigues, com a Certidão de Informação Técnica (CIT). E o também engenheiro civil, Claudio Belém, explanou sobre o Parcelamento do Solo.

Programa

Dia 20/10 (quarta-feira)
18h às 19h
Aprovação de Projetos

19h às 20h
Licença para Construção
20h às 21h
Habite-se
21h
Encerramento

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação

Publicidade

Leia mais

Editais lançados pela prefeitura promovem transformação social na vida de mais de 143 mil pessoas

elayne

Prefeitura de Manaus está com inscrições abertas para a nova edição da ‘Semana do Regulado’

elayne

XP investe para fortalecer a presença do Unique no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais