Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Curso de especialização qualifica profissionais em Vigilância em Saúde

Publicidade

Teve início na manhã desta quarta-feira, 4/3, o curso de Especialização em Vigilância em Saúde (EVS), que tem como objetivo qualificar 40 profissionais de saúde atuantes nas áreas de Vigilância e Atenção à Saúde da Prefeitura de Manaus e de outros municípios do Amazonas. A especialização conta com a parceria do hospital Sírio- Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS).

A aula inaugural ocorreu no auditório do Instituto de Pesquisa Clínica, Carlos Borborema, na Fundação de Medicina Tropical (FMT) zona Oeste de Manaus.

O curso vai possibilitar aos profissionais o desenvolvimento de habilidades e competências com a finalidade de potencializar o trabalho das equipes de saúde no contexto do pensamento epidemiológico e na dinâmica de atendimento de rotina e situações emergenciais no âmbito da Vigilância em Saúde.

“Um dos diferenciais nas iniciativas do Sírio-Libanês é o desenvolvimento de Projetos Aplicativos a serem produzidos pelos especializandos do curso, com o objetivo de transformar a realidade local nos territórios de saúde”, reforçou a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Adriana Lopes Elias.

Para a diretora da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), Kássia Janara Veras, o curso vai proporcionar aos participantes a formação e os instrumentos necessários para atuar frente às mais diversas situações da saúde, com ênfase na área de Vigilância em Saúde.

O curso de especialização em Vigilância em Saúde (EVS) tem como objetivo especializar os profissionais de Saúde e representa uma das atividades previstas pelo projeto Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (PADEpiSUS) do Ministério da Saúde (MS).

Em nível local, o projeto conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e Conselho dos Secretários Municipais do Amazonas (Cosems), no apoio da infraestrutura necessária, divulgação do curso e liberação dos profissionais das redes de saúde municipal e estadual. O hospital Sírio-Libanês é responsável pela oferta pedagógica e a realização do curso, que tem duração de dez meses, dividido em módulos mensais.

A Escola de Saúde Pública de Manaus foi criada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em 2018, para coordenar o processo de integração ensino, serviço e comunidade, fomentando inovação, produção tecnológica e científica, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, a partir das necessidades sociais e do Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus.

Publicidade

Leia mais

Literatus oferece vantagens a novos alunos

Daly Ruiz

Cartilha orienta gestores em ações de enfrentamento à exclusão escolar

elayne

Ensino de Tempo Integral garante educação de qualidade no interior do Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais