Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Da Gargalhada do Sagrado à Gargalhada da Palhaçaria: espetáculo em homenagem a ancestralidade estreia nos dias 8 e 9 de agosto

Publicidade

Na segunda semana de agosto, a Coletiva de Palhaças toma conta da cena amazonense com três sessões do espetáculo “7 Gargalhadas – Gira de Palhaças”, que conta a história das Pombo Giras a partir da leveza e comicidade da palhaçaria, desafiando preconceitos e estigmas com essas figuras.

O espetáculo faz parte do projeto Gira de Palhaças da Coletiva de Palhaças, que traz obras homenageando a ancestralidade. O grupo nasceu em meados de 2020, no Amazonas, durante a pandemia da COVID-19, explorando o conceito de mulheridades e criando gags virtuais como uma forma política de riso em meio ao sofrimento. Hoje, a coletiva aprofunda-se na pesquisa de Ananda Guimarães “Encruzilhada DEF: uma ‘cosmocegueira cênica’”

Publicidade

“É da gargalhada do sagrado à gargalhada da palhaçaria. Esses corpos à margem e que em vida foram marginalizados, eles ganham forma, essência e muitas coisas importantes para nós. Temos esse contato direto com o que chamamos de ancestralidade. A cosmocegueira cênica propõe um estado de atuação diferente, só possível porque é um corpo DEF que dirige o espetáculo. A acessibilidade se entrelaça com a subjetividade da fé, entregando um presente à espiritualidade.” descreve Ananda Guimarães.

O espetáculo foi proposto no final de 2023 por Ananda Guimarães. Com data de estreia já marcada, a coletiva começa os ensaios em abril explorando a conversa do sagrado da palhaçaria com a espiritualidade.

“Foi desafiador e recompensador estar em cena contando histórias que muitas vezes são ignoradas, sem banalizá-las. O processo no início era muito de encontro com a vivência das nossas pombo giras e entender como elas veem, o que são essas mulheres ancestrais. Foram lugares muito gostosos de rir, de se contaminar, de estar com as outras palhaças em cena. É muito bom estar com mulheres e se sentir confortável de falar, de debater em um lugar tão seguro assim.” fala Flávia Augustes

“Estou ansiosa e um pouco nervosa, porque é minha primeira vez fazendo algo na palhaçaria. Eu estou feliz de estar fazendo parte, porque mudou minha vida, encontrar com a palhaçaria e a espiritualidade em um mesmo momento.” declara Iris Oliveira

As histórias são contadas em homenagem as mulheres ancestrais e visando distanciar os preconceitos e enriquecer a compreensão do público sobre as religiões de afro-diaspóricas e suas figuras. Convidando o espectador a mergulhar em narrativas que destacam a pluralidade de corpos e histórias dentro das brasilidades.

“Minha expectativa para a estreia do espetáculo é que consigamos honrar o nome dessas mulheres que têm muito para ensinar e que o público se sinta atravessado por isso de alguma forma. Espero que todos gostem muito e se divirtam ouvindo as histórias que vamos contar.” Isabella Dantas do elenco.

A temporada de estreia acontece no dia 08, quinta-feira, às 23h45 e dia 09, sexta-feira, com duas sessões as  com 3 sessões, que vão acontecer no CAIA, Centro de Artes Integradas do Amazonas, na rua Belo Horizonte, 1408, Adrianopólis.
A entrada é gratuita, mas para essas primeiras apresentações as vagas já foram todas preenchidas rapidamente através do link lançado no instagram das palhaças @coletivadepalhaças. Em breve sairá novas datas do espetáculo.

Ficha Técnica:
Direção: Ananda Guimarães
Elenco: Ananda Guimarães, Flávia Augustes, Íris Oliveira, Isabella Dantas, Maria Fernanda Carmim, Thayná Liartes
Curimba: Fernanda Hideko, Emily Danali
Figurino: Felipe De Queiroz
Costureira: Danuza Evangelista
Dramaturgia: Emily Danali, Daphne Pompeu
Produção: Rafaela Guimarães, Ananda Guimarães
Fotografia: Emily Danali, Milena Vieira
Identidade Visual: Fernanda Hideko

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza final do 5º Campeonato Soletrando da DDZ Oeste

elayne

Polícias Civil e Militar prendem homem envolvido em cerca de 12 roubos a ônibus do transporte coletivo em Manaus

elayne

Musical natalino ‘Pedro e Paula’ estreia com elenco de talentos no Teatro Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais