Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Dallagnol aciona Justiça contra Lula e Janja por uso de iate de luxo na COP 30

Publicidade

O ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol entrou, nesta terça-feira (19), com uma ação popular na Justiça Federal de Curitiba contra a União, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva e as empresas responsáveis pela locação do iate de luxo utilizado pelo casal durante a COP 30. O vereador catarinense André de Oliveira (Novo), de Itapema, também assina o processo.

A ação sustenta que a comitiva presidencial poderia ter optado por uma embarcação da Marinha, medida que resultaria em menor custo aos cofres públicos. De acordo com o documento, Lula e Janja teriam gasto cerca de R$ 5,3 mil por dia na hospedagem flutuante, cujo valor total acabou submetido a sigilo.

“Lula disse que daria ao mundo um exemplo de ‘simplicidade amazónica’, mas entregou outro exemplo de hipocrisia: contratou um iate de luxo e escondeu os gastos, enquanto brasileiros e estrangeiros enfrentavam dificuldades de estrutura em Belém”, declarou Dallagnol ao portal Poder360.

A ação pede a divulgação integral dos contratos firmados com as empresas envolvidas, a suspensão imediata dos pagamentos e a devolução dos valores gastos, corrigidos monetariamente. Dallagnol afirma querer “ressarcir o mau uso de dinheiro público”.

Foto. Reprodução

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus realiza mutirão ‘Cidadania em Foco’ com 3 mil atendimentos na zona Oeste

elayne

Sine Manaus oferta 235 vagas de emprego nesta quinta-feira, 4/4

elayne

Manaus marca presença na WTM Latin America 2025 e reforça potencial turístico na maior feira do setor na América Latina

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais