Conexão Amazônica
GERAL

Danone: ONG pede investigação ao Ministério Público após evidências de maus-tratos a animais

Publicidade

Imagens obtidas pela Sinergia Animal expõem práticas controversas com animais e indícios de abates ilegais na cadeia de fornecimento de leite da empresa

A ONG internacional de proteção animal Sinergia Animal apresentou uma representação com pedido de investigação ao Ministério Público Federal e Estadual após gravações revelarem indícios de irregularidades e práticas que causam sofrimento aos animais em fazendas leiteiras da cadeia de fornecimento da Danone. 

Publicidade

Os registros em vídeo e depoimentos de trabalhadores e donos das fazendas apontam para o manejo inadequado, transporte e abate possivemente ilegal de bezerros recém-nascidos, além de mutilações dolorosas realizadas sem uso de anestésicos, conhecidas como corte dos “chifres”. A ONG pede que a Danone adote uma política que proíba práticas como as reveladas na campanha SubMundoDanone.com entre seus fornecedores.

“As evidências que conseguimos coletar mostram uma realidade perturbadora para os animais. As imagens e depoimentos revelam que bezerros são separados de suas mães poucas horas após nascerem. Eles são mantidos amarrados e expostos a insetos, chuva, calor e frio. Um dos animais que encontramos nessas condições estava já quase sem vida e coberto de moscas. O manejo inadequado pode levar a uma alta taxa de mortalidade dos animais”, conta Carolina Galvani, diretora executiva da Sinergia Animal. 

Manter bezerros amarrados por mais de uma hora é uma prática considerada prejudicial aos animais e foi proibida em todos os países da União Europeia, em 2008.

“Além disso, as bezerras que são mantidas para virarem vacas leiteiras têm seus ‘chifres’ amputados a ferro quente e na faca, segundo um dos funcionários, sem antes receberem anestesia ou qualquer alívio para a dor”, completa.

Depoimentos sugerem abate ilegal de bezerros machos

Segundo depoimentos de funcionários, bezerros recém-nascidos são transportados e abatidos de forma “caseira”, fora de abatedouros legalizados, com poucos dias de vida. Um levantamento mostra que, em produções leiteiras do Brasil, é comum que bezerros recém-nascidos sejam abatidos por traumatismo craniano por meio de pancadas na cabeça, sangramento e asfixia. 

“Como não produzem leite, bezerros machos são vistos como potencial prejuízo financeiro pela indústria. As vacas leiteiras são comumente submetidas a inseminações. E assim como em muitas outras fazendas no Brasil, nessa que fornece leite para a Danone, os filhotes que nascem machos são doados o mais rápido possível para o abate precoce e possivelmente ilegal”, explica Galvani. 

Divulgada nesta terça-feira, a investigação pode ser assistida na íntegra em: www.SubMundoDanone.com  

Sobre a Sinergia Animal

A Sinergia Animal é uma organização internacional que trabalha em países do Sul Global para diminuir o sofrimento dos animais na indústria alimentícia e promover uma alimentação mais compassiva. A ONG é reconhecida como uma das mais eficientes do mundo pela renomada instituição Animal Charity Evaluators (ACE)

Texto: Jessica Amaral

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus fecha parceria com Iphan para reforma do Museu do Porto e Casa Vermelha

elayne

Prefeitura de Manaus e Adra realizam entrega de benefícios a famílias atingidas por fortes chuvas 

elayne

Prefeitura de Manaus promove palestra sobre “Desafios da Liderança na Gestão Pública”

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais