A solenidade de posse dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam) Onilza Gerth e Abraham Peixoto, nesta quinta-feira, 20/5, contou com a participação por videoconferência, do prefeito de Manaus, David Almeida, que estimou sucesso a ambos.
“Aos desembargadores recém-empossados desejo muito discernimento no exercício do cargo. É por extremo merecimento de ambos, e me sinto honrado em participar desse momento ímpar”, enfatizou o prefeito.
A desembargadora Onilza Gerth preencheu a vaga pelo critério de antiguidade, após 31 anos de magistratura, em decorrência da aposentadoria do desembargador Sabino Marques, ocorrida no início de março. Seu nome teve aceitação em unanimidade.
O desembargador Abraham Peixoto, que possui 28 anos de magistratura no Amazonas, recebeu apoio da maioria dos desembargadores na escolha pelo critério de merecimento. Essa vaga foi aberta após a morte de Aristóteles Thury, em fevereiro deste ano, por decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus.
Participaram da sessão solene de posse, transmitida pelo YouTube, várias autoridades estaduais, como o governador Wilson Lima; o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade; vice-presidente do Tjam, Carla Maria dos Reis; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Wellington José de Araújo; vice-presidente e corregedor regional eleitoral, do TRE-AM, Jorge Manoel Lins; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 11ª região (TRT), Ormy da Conceição Dias Bentes; presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Mario Manoel de Mello; ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre outros desembargadores e representantes.
— — —
Texto – Mary Maia / Semcom
Fotos – Ruan Souza / Semcom