Conexão Amazônica
BRASIL

Decreto presidencial promulga acordo entre Brasil e Chile

Publicidade

Acordo tem entre os objetivos disciplinar temas e setores específicos do comércio entre as duas nações

presidente Jair Bolsonaro (PL) editou o decreto de promulgação do 64º Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica, que incorpora ao acordo o Acordo de Livre Comércio entre o Brasil e o Chile — assinado em Santiago, em novembro de 2018 —, a regulamentação do livre comércio de bens e serviços entre os dois países. 

O acordo tem entre os objetivos disciplinar temas e setores específicos relacionados ao comércio, de modo que seja proporcionado o alcance dos benefícios às economias das duas nações, especialmente os consumidores, por meio de um regime de recíproca desgravação fiscal.

acordo, assinado em 2018, é um protocolo adicional ao ACE (Acordo de Complementação Econômica) firmado em 1996 entre o Chile e o Mercosul. Esse ACE – o primeiro pacto de livre comércio entre o bloco e um terceiro país – fez do Chile o primeiro membro associado do Mercosul.

No novo acordo foram incluídos alguns temas de natureza não tarifária, como comércio de serviços; comércio eletrônico; telecomunicações; obstáculos técnicos ao comércio; facilitação de comércio; propriedade intelectual; e micro, pequenas e médias empresas.

Publicidade

Leia mais

Empresa grega é suspeita do vazamento de óleo, diz PF

Daly Ruiz

Advogado esclarece os principais mitos sobre precatórios e dá dicas de como não cair em golpes

elayne

Nova versão da PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais