Conexão Amazônica
BRASIL

Decreto presidencial promulga acordo entre Brasil e Chile

Publicidade

Acordo tem entre os objetivos disciplinar temas e setores específicos do comércio entre as duas nações

presidente Jair Bolsonaro (PL) editou o decreto de promulgação do 64º Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica, que incorpora ao acordo o Acordo de Livre Comércio entre o Brasil e o Chile — assinado em Santiago, em novembro de 2018 —, a regulamentação do livre comércio de bens e serviços entre os dois países. 

O acordo tem entre os objetivos disciplinar temas e setores específicos relacionados ao comércio, de modo que seja proporcionado o alcance dos benefícios às economias das duas nações, especialmente os consumidores, por meio de um regime de recíproca desgravação fiscal.

acordo, assinado em 2018, é um protocolo adicional ao ACE (Acordo de Complementação Econômica) firmado em 1996 entre o Chile e o Mercosul. Esse ACE – o primeiro pacto de livre comércio entre o bloco e um terceiro país – fez do Chile o primeiro membro associado do Mercosul.

No novo acordo foram incluídos alguns temas de natureza não tarifária, como comércio de serviços; comércio eletrônico; telecomunicações; obstáculos técnicos ao comércio; facilitação de comércio; propriedade intelectual; e micro, pequenas e médias empresas.

Publicidade

Leia mais

Homem que matou cunhado e atirou na companheira deve ir a júri popular

Elaine Marques

Prefeitura de Manaus recupera drenagem profunda após identificar erosão na alameda Cosme Ferreira

Elaine Marques

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais