Conexão Amazônica
GERAL

Defensoria, FUnATI e órgãos do AM lançam projeto para conscientizar servidores públicos aposentados sobre o superendividamento

Publicidade

Evento ocorreu nesta quarta-feira (29), na sede da Amazonprev, com representantes das instituições parceiras

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e da Defensoria Pública Digital (DP Digital), em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Governo do Amazonas, lançaram, nesta quarta-feira (29), o projeto “Longevivendo”, uma iniciativa para conscientizar e informar os servidores públicos que estão em processo de aposentadoria sobre como evitar o superendividamento.

Publicidade

O evento foi realizado na sede da Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), localizada na avenida Visconde de Porto Alegre, no Centro, e contou com a presença dos defensores públicos Christiano Pinheiro e Marcelo Pinheiro, da pró-reitora de Ensino da FUnATI, Kennya Brito, e do representante da Amazonprev, Augusto Netto.

Na oportunidade, o defensor público Christiano Pinheiro, coordenador do Nudecon, explicou sobre conceitos fundamentais para a educação econômica dos servidores, como taxas de juros, tipos de empréstimos e a diferença de endividamento e superendividamento.

“A ideia é levarmos palestras como esta às instituições que fazem parte do projeto e, a partir disso, fazermos uma triagem dos servidores que se encontram em situação de endividamento e superendividamento para encaminhá-los ao Nudecon, onde faremos o acompanhamento extrajudicial e judicial do servidor, caso necessário. A nossa proposta é promover a educação em direitos para que essas pessoas tenham uma vida financeira mais saudável e possam se aposentar com mais tranquilidade”, explicou o defensor.

As secretarias estaduais de Administração e Gestão (Sead), Saúde (SES), Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Cultura e Economia Criativa (SEC) também participam da iniciativa.

Aplicativo

Além da palestra, durante o evento foi apresentado ainda o aplicativo “Longevivendo”, uma plataforma educacional criada pela FUnATI para fornecer cursos gratuitos para pessoas que estão próximas de se aposentar.

“A pessoa idosa sente dificuldade com a tecnologia, então precisamos levar o conhecimento e letramento digital mínimo para que ela possa existir de forma digna na sociedade”, disse o defensor público Marcelo Pinheiro, coordenador da DP Digital.

“É muito importante levarmos aos nossos órgãos a conscientização sobre o superendividamento, porque temos muitas demandas de servidores que já estão aposentados, mas ainda sofrem com esse problema, principalmente por muitas vezes não terem a facilidade de manusear aparelhos celulares e computadores”, afirmou Augusto Netto durante.

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.

Atualmente, além da capital, a DPE-AM alcança 58 municípios por meio de 12 polos e quatro novas sedes na Região Metropolitana de Manaus (Presidente Figueiredo, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva e Iranduba) e cinco unidades descentralizadas (Apuí, Pauini, Benjamin Constant, Uarini e Barreirinha).

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.

Texto: Isabella Lima

Foto: Fernando Crispim

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus emite credenciais e realiza palestras sobre trânsito em evento de cooperativismo

elayne

Novo episódio do ‘Bora Falar de Saúde?’ traz depoimento de quem recebeu diagnóstico de câncer de mama

elayne

Suframa conhece empresa recicladora de pneus e discute alteração de PPB

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais