Conexão Amazônica
GERAL

Defensoria lança projeto ‘Papo por Elas’ para levar às escolas educação em direitos da mulher

Foto de divulgação
Publicidade

Iniciativa é coordenada pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem)

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lança nesta sexta-feira (07/02), o projeto “Papo por Elas” para levar educação em direitos da mulher a escolas das redes municipal e estadual de ensino. A ideia é promover bate-papos com os estudantes debatendo assuntos como assédio, importunação sexual, os diversos tipos de violência contra a mulher, o que diz a legislação sobre esses temas e as consequências do comportamento abusivo.

Especialmente no mês de fevereiro, em razão do Carnaval, será trazido o tema envolvendo a importunação sexual, conduta muito comum durante as festas e que tornou-se crime no Brasil recentemente. A iniciativa do projeto será estendida para o ano inteiro com outros temas, mas sempre tendo como foco a conscientização da prevenção à violência de gênero.

Nesta sexta-feira (07/02), a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, no bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste de Manaus, será a primeira a receber o “Papo por Elas”, às 9h. O calendário do projeto seguirá no dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 18h, na Escola Municipal Joaquim Pinto, no bairro Crespo, zona Sul; e no dia 21, sexta-feira, às 14h, na Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha.

A defensora pública Pollyana Vieira, coordenadora do Nudem, ressalta que, com o projeto, a Defensoria Pública cumpre com seu papel institucional de promover educação em direitos e se aproximar das escolas. “Com o ‘Papo por Elas’, pretendemos esclarecer os estudantes sobre os vários tipos de violência cometidos contra a mulher, o que não se resume ao âmbito doméstico e familiar”, afirmou.

Nudem – O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) atua pela efetivação do princípio da igualdade de gênero, com especial enfoque em políticas públicas que combatam discriminações sofridas por mulheres.

O Nudem possui atuação de destaque na aplicação da Lei nº 11.340/2006, também conhecida como Lei Maria da Penha, que prevê medidas de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Núcleo também busca, de forma transversal, levar uma perspectiva de gênero para as ações e práticas da Defensoria Pública. Na área de educação em direitos, promove palestras sobre temas de sua área de atuação.

O Nudem está localizado na rua Presidente Kennedy, 399, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. O atendimento no local é de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h, e o telefone para contato é (92) 3232-1356.

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Presidente da Caixa testa positivo para a covid-19

elayne

Casal é flagrado fazendo sexo na praia e é advertido por salva-vidas

elayne

Promoção “Conectado em você”

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais