Conexão Amazônica
GERAL

Defensoria participa de mutirão de atendimentos em terra indígena Yanomami, em Barcelos

Publicidade

Ação visa diminuir as distâncias burocráticas entre os indígenas e órgãos governamentais. (Foto: Marcus Phillipe/TJAM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em conjunto com outros órgãos governamentais, participou, na última semana de agosto, de um mutirão de atendimentos na aldeia Ajuricaba, Terra Indígena Yanomami (TIY), localizada no Rio Demini, em Barcelos, com o objetivo de levar assistência jurídica à população da região.

Publicidade

A ação contou com a participação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei-Yanomami), Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Cartório Extrajudicial de Barcelos, Receita Federal, Instituto de identificação da Polícia Civil e o Cartório do 1º Ofício de Boa Vista (RR).

O grande papel da Defensoria, nesse tipo de ação, é realizar uma articulação entre os serviços oferecidos, pois temos uma visão global do trabalho de outros órgãos e, com isso, conseguimos direcionar os assistidos no melhor caminho para a resolução de suas necessidadesdefensora Isabela Sales, coord. Polo do Alto Rio Negro

O mutirão levou assistência jurídica às populações indígenas para garantir acesso a direitos fundamentais. Ao todo, foram 250 atendimentos realizados pela DPE-AM, entre eles, acesso à documentação em geral, registro e atualização do Cadastro Único e serviços relacionados à regularização de guarda e adoção.

O local que recebeu a ação foi escolhido por ser uma região estratégica e central para outras comunidades, o que possibilitou o acesso de mais pessoas aos atendimentos.

Além disso, a Aldeia Ajuricaba é, historicamente, importante por se tratar de uma das primeiras localidades da Terra Yanomami, no Amazonas, a estabelecer contato com a sociedade envolvente, ou seja, não indígena.

“A Defensoria ganha muito com esse tipo de atividade, primeiro por termos a oportunidade de levar acesso à Justiça a essas populações, o que é nossa obrigação, e também por evitar a judicialização de situações que podem ser resolvidas por outros caminhos”, concluiu a defensora.

Sobre a Defensoria

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição cuja função é oferecer, de forma integral e gratuita, assistência e orientação jurídica às pessoas que não possuem condições financeiras de pagar as despesas de uma ação judicial ou extrajudicial. Além disto, a Defensoria promove a defesa dos direitos humanos, direitos individuais e coletivos e de grupos em situação vulnerável. A instituição não cobra por nenhum dos seus serviços.   
Além das unidades distribuídas pela capital, A DPE-AM conta com 12 polos (Polo do Juruá funciona com atendimento virtual) no interior, cinco Unidades Descentralizadas do Interior (UDIs) e mais quatro sedes na Região Metropolitana. Em 2022, foram registrados mais de 800 mil atendimentos nas áreas cível, criminal e de família, um salto de mais de 40% de crescimento, comparado com 2021. 

CANAL EXCLUSIVO PARA A IMPRENSA

Faça parte da comunidade DPE Notícias, pelo WhatsApp, o novo canal exclusivo para jornalistas criado pela Defensoria Pública do Amazonas para a distribuição de releases, fotos, vídeos e outros conteúdos para a imprensa.   

Para entrar, basta acessar o link https://chat.whatsapp.com/F39Xrs2JRiJKXytK8hJw9m.

Texto: Giovanna Andrade

Fotos: Marcus Phillipe/TJAM

Publicidade

Leia mais

Incêndio atinge ônibus estacionados em garagem de empresa em Manaus

elayne

Prefeitura tem melhor média do ano para tramitação de processos no licenciamento urbano

elayne

Homens são presos pela Rocam com armas em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais