Conexão Amazônica
GERAL

Defensoria promove debates sobre a pandemia e as mulheres, e a vulnerabilidade de gênero entre ribeirinhas e indígenas

Publicidade


Cursos on-line oferecidos pela Escola Superior da DPE-AM nos dias 18 e 22 de março fazem parte da campanha “Papo por Elas – edição especial”

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, nesta quinta-feira (18/02) e na próxima segunda (22/03), mais dois cursos on-line para levantar debates sobre direitos da mulher. Os eventos, realizados com a coordenação da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), fazem parte da campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres”, que teve início em 1º de março.

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a DPE-AM dedica, por meio da campanha, o mês inteiro a levantar reflexões sobre a proteção de direitos, enfrentamento à violência e garantias de segurança jurídica das mulheres. Os debates ocorrerão até 29 de março, de forma virtual e com acesso ao público em geral, por meio de cursos on-line.

Na quinta-feira (18/03), às 16h, a professora Débora Diniz, da Universidade de Brasília (UnB), abordará o tema “A pandemia e as mulheres”. O próximo curso será na segunda (22/03), às 14h30, com o tema “A vulnerabilidade de gênero e a violência doméstica, um olhar para as mulheres ribeirinhas e indígenas”. O curso será ministrado pela advogada Adriana Lo Presti Mendonça. Adriana é mestranda em Constitucionalidade e Direitos da Amazônia/Ufam; especialista em Processo Civil/Ufam; membro da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas; vice-presidente da OAB/AM gestão 2016/2018; membro da Comissão Nacional da Mulher; e advogada pelo Conselho Federal da OAB.

Para participar dos cursos, basta se inscrever gratuitamente no site da Defensoria, por meio do link https://defensoriaam.com/esudpam/cursos/. Os cursos são transmitidos via Google Meet, com link disponibilizado na plataforma Coursify (login e senhas para acesso à plataforma serão encaminhados para o e-mail informado na inscrição). Cada curso tem disponibilidade de 95 vagas, para público interno da Defensoria e externo.

Campanha – A campanha “Papo por Elas – edição especial – Um mês para debater direitos das mulheres” teve início no dia 1º de março, com transmissão ao vivo pelo Facebook da FUnATI (FUNATIAMAZONAS). A coordenadora do Nudem, defensora pública, Pollyana Vieira, participou do Bate-Papo FUnATI – “Respeito é bom e é lei!”, juntamente com a deputada estadual Alessandra Campêlo, presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

No dia 3 de março, foi realizado o curso on-line “Desafios da mulher no meio acadêmico”, ministrado por Dorinethe dos Santos Bentes, doutoranda em Direito e Justiça na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestra em História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em Direito Ambiental e Urbanístico pela Uniderp e em História Social da Amazônia pela Ufam. Dorinethe também é professora da faculdade de Direito da Ufam, lotada no Departamento de Direito Público.

No dia 8, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado o Webinário da Mulher, com a realização de dois cursos que trataram da importância da interseccionalidade para a realização dos direitos das mulheres e da atuação das mulheres na Defensoria Pública. No dia 10, foi a vez do curso “Direitos das Mulheres em tempos de pandemia”.

Participam da campanha o Núcleo de Proteção e Defesa da Mulher (Nudem), a Coordenação de Projetos Especiais, a Escola Superior da Defensoria (Esudpam) e a Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), além da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

ARTES: Divulgação/DPE-AM

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Dia do Dentista – 5 coisas que seu dentista gostaria que você soubesse

elayne

Calheiros sobre Bolsonaro: “Vagabundeia de jet ski e recusa ajuda”

elayne

Em 24 horas, Espanha registra 832 mortos por coronavírus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais