Conexão Amazônica
BRASIL

Defensoria Pública do Estado e Ufam firmam parceria para aperfeiçoar formação de defensores, servidores e colaboradores

Publicidade


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) firmaram um Acordo de Cooperação nesta segunda-feira (21/09) que visa promover o intercâmbio de conhecimento e o aperfeiçoamento da formação de defensores públicos, servidores e colaboradores. A parceria institucional tem por objetivo, a partir da realização de cursos de especialização, estimular e realizar programas de cooperação em assuntos técnicos, científicos, educacionais, sociais e culturais. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada na sede da Defensoria, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Para o defensor geral, Ricardo Paiva, a parceria com a Ufam é muito importante para a Defensoria Pública, sendo uma forma de democratização do acesso à educação. “Essa parceria vai trazer muito valor e agregar muito conhecimento para a Defensoria Pública. É a forma que encontramos de democratizar o acesso à educação de uma forma geral dentro da instituição. Temos alguns programas específicos para defensores, para membros, em que se restitui de alguma forma cursos que eles venham a fazer, e, dessa forma, vamos ampliar esse acesso e permitir que todos possam participar”, disse Paiva, durante o ato de assinatura do acordo.

O defensor geral ressaltou ainda que a ideia é poder avançar nesta parceria com a universidade e construir outras novas, com algo que seja bom para a universidade e também para a Defensoria. Paiva também destacou que a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) terá papel importante na coordenação dos cursos. “Minha palavra hoje é de gratidão. Quero agradecer a todos e vamos construir novas parcerias, porque, para a Defensoria, isso é algo muito importante”, disse.

O presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA) e reitor da Ufam, Sylvio Puga, avalia que, com parcerias como essa com a Defensoria, a universidade cumpre seu papel de compartilhar conhecimento com a sociedade.

“Nesse dia, mais uma vez, a Ufam cumpre a sua missão enquanto instituição. A nossa missão é levar conhecimento a toda a Amazônia e a todo o Brasil. Então, nesse ato que estamos realizando nesse momento, estamos cumprindo a nossa missão por meio da nossa Faculdade de Direito, que para nós é um motivo de orgulho, é a nossa célula mater. A Faculdade de Direito foi a nossa primeira organização enquanto instituição, há 111 anos, e é uma faculdade que sempre atendeu ao clamor da sociedade amazonense, quando solicitada, não somente para formar pessoas, mas também para fazer parcerias como esta”, afirmou Puga.

O reitor acrescentou que a parceria também agregará valor ao curso de mestrado da Faculdade de Direito e que, tanto Defensoria quanto Ufam, só têm a ganhar. Puga ressaltou ainda que a universidade está aberta a outras parcerias que venham a ser construídas.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo, pela Defensoria, o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais, Nairo Aguiar, e o coordenador da Esudpam, Maurílio Casas Maia. Pela Ufam, estiveram presentes também o diretor da Faculdade de Direito, Carlos Alberto de Morais e o vice-diretor da faculdade, Adriano Fernandes Ferreira.

Fotos:
Clóvis Miranda/DPE-AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no bairro Grande Vitória

elayne

Mais uma rua do conjunto Cidadão IX recebe serviços de recapeamento após 15 anos sem manutenção

elayne

Prefeitura intensifica serviços de recapeamento nas zonas Centro-Sul e Norte de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais