A Operação Estiagem desencadeada pela Defesa Civil do Estado do Amazonas para prestar apoio humanitário às populações das comunidades isoladas do Médio e Alto Solimões recebeu o apoio logístico das Unidades da 16ª Bda Inf Sl, com o protagonismo do CFSol/8º BIS, sediado em Tabatinga, do 17º BIS sediado em Tefé, e contou ainda com o apoio de duas aeronaves do 4º BAvEx, sediado em Manaus.
Na área do Alto Solimões o 8º BIS, empregando pessoal e viaturas e um helicóptero Blak Hawk do 4º BAvEx, realizaram o transporte e distribuição de 2752 cestas básicas e 342 caixas de água potável. 2255 famílias foram atendias em 30 comunidades entre indígenas e ribeirinhas.
Já no Médio Solimões as ações de apoio à operação foram conduzidas pelo 17º BIS, empregando pessoal, embarcações, viaturas e um helicóptero HM-1 Pantera do 4º BAvEx e realizaram o transporte e distribuição de 10.500 kg de alimentos, atendendo 670 famílias em comunidades 29 comunidades. Além dessas atividades no âmbito da Operação Estiagem a 16ª Bda Inf Sl realizou o apoio a outras iniciativas motivadas tanto pelo apoio humanitário como pela preservação ambiental, como o apoio logístico à ação da Prelazia da Igreja Católica em Tefé que arrecadou e distribuiu 2000 Kg de alimentos e 7000 litros de água mineral, o apoio ao ICNBio no resgate de botos e outras espécies encalhadas nas calhas dos rios e o apoio ao combate de focos de incêndios na área de Tefé.
Os resultados obtidos nessa operação são o somatório dos esforços de vários organismos governamentais como: o Governo do Estado do Amazonas, o Ministério da Defesa, a Defesa Civil, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, as Prefeituras dos Municípios atingidos dentre outros órgãos, que realizaram esse trabalho conjunto para socorrer as vítimas dessa estiagem.