Conexão Amazônica
POLÍCIA

Delegacia do Consumidor deflagra operação ‘Pirataria da Épow’ e apreende produtos falsificados no Centro

Publicidade

Foram apreendidas capas de aparelho celular, fones de ouvidos e carregadores da marca Apple

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), em ação conjunta com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Fazenda Pública (DECCFPE) e a Receita Federal (RF), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/07), por volta das 9h, a operação “Pirataria da Épow”, que resultou na apreensão de 1.240 produtos falsificados da marca Apple. A ação ocorreu no bairro Centro, zona sul de Manaus.

Publicidade

Segundo o delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, teve como objetivo averiguar uma denúncia apresentada à Decon, pelo representante da Apple no Brasil.

“Tivemos o intuito também de apreender e retirar do mercado produtos de origem duvidosa, geralmente vendidos sem nota fiscal, que podem oferecer riscos à saúde do consumidor. Durante a ação policial, fiscalizamos 11 estabelecimentos dos quais sete possuíam material pirateado”, informou Paixão.

A autoridade policial destacou que nos locais foram apreendidos 1.240 produtos, entre eles: capas de aparelho celular, fones de ouvido e carregadores. O delegado informou que todo o material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e, assim que finalizado o laudo, os produtos serão descartados no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus.

O titular da Decon reforça a orientação ao consumidor, para evitar a aquisição de produtos pirateados, pois os mesmos além de não possuírem garantia ou suporte, podem oferecer riscos à saúde por conter componentes químicos desconhecidos que, em contato com a pele, causam alergias, queimaduras e irritações.

“Ressaltamos ainda que, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), não só a venda e distribuição de mercadorias falsificadas é considerada crime, mas também a aquisição, portanto, o consumidor também infringe a lei ao realizar essa compra”, afirmou o delegado.

Procedimentos – Os estabelecimentos foram autuados pela Receita Federal, e os responsáveis irão responder pelos crimes de fraude no comércio, estelionato e receptação.

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

Publicidade

Leia mais

Durante patrulhamento, Polícia Militar do Amazonas prende mulher por envolvimento com tráfico de drogas

elayne

Seis veículos são recuperados pela PM em Manaus

Daly Ruiz

Homem é preso após tentar matar a marteladas atual namorado da ex em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais