Conexão Amazônica
POLÍCIA

Deops destaca a importância do conhecimento sobre as diferenças entre os crimes contra honra

Publicidade


Muito se ouve falar em crimes contra a honra, mas pouco se sabe sobre eles, suas definições legais, e as diferenças entre si. A Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), informa que, de acordo com o Código Penal, os delitos estão divididos em calúnia (art. 138), difamação (art. 139) e injúria (art. 140). Estes estão definidos como sendo aqueles que ferem de algum modo a honra objetiva ou subjetiva de um indivíduo.

A delegada Catarina Torres, titular da Deops, enfatiza a necessidade dos cidadãos conhecerem as diferenças entre esses crimes. Segundo ela, é de extrema importância que as pessoas fiquem atentas a eles, pois esse tipo de delito está presente no dia a dia de qualquer indivíduo.

Publicidade

Calúnia – É o ato de proferir acusação criminosa sobre uma pessoa, mesmo ciente de que não é verdade. Uma falsa imputação de crime. A pena varia de seis meses a 2 anos.

Difamação – Consiste em maldizer a reputação de alguém, divulgando um fato negativo ou desonroso contra a pessoa. Não é feito diretamente para a vítima, porém compromete a honra dela para outras pessoas. A pena é de três meses a 1 ano.

Injúria – Está relacionada ao ato de ferir a dignidade ou decoro, proferindo ofensas contra alguém, de forma direta para a pessoa. A pena, nesse caso, é a menor entre os três crimes, de um a três meses.

“Vale ressaltar, no entanto, uma exceção: no parágrafo 3º do art. 140, em que entra a injúria racial. Nesse caso, se a ofensa consiste na utilização de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, a pena aumenta, e varia de 1 a 3 anos de reclusão”, explicou Catarina.

Denúncias – Caso uma pessoa se sinta ofendida dentro das características desses crimes, o registro do Boletim de Ocorrência (BO) pode ser formalizado em qualquer unidade policial do estado, e também por meio da Delegacia Interativa (DI) pelo site: https://www.delegaciainterativa.am.gov.br.

FOTO: Alailson Santos e Erlon Rodrigues/PC-AM

Publicidade

Leia mais

Tarado é preso em flagrante após abusar da enteada de 12 anos

elayne

Policiais militares do Batalhão Ambiental resgatam jacaré caçado no rio Tarumã

elayne

Operação Hórus causa prejuízo de quase R$ 50 milhões ao tráfico de drogas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais