O deputado Felipe Souza (Patriota), usou as redes sociais pessoais e o tempo de pronunciamento do grande expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quinta-feira (18), para pedir a flexibilização de decreto que restringe a circulação de pessoas no Estado. O parlamentar justifica o pedido ao governador Wilson Lima (PSC), dizendo que o decreto já perdura por mais de 50 dias, está severo, prejudicando trabalhadores e o Amazonas pouco avançou na diminuição do número de casos da Covid-19.
“Muitos pais de família estão sem trabalhar e sem ter como levar o sustento pra casa, muitos empresários estão quebrando, muitas lojas, restaurantes, trabalhadores do comércio informal, tá todo mundo parado por um tempo muito prolongado, governador; as pessoas estão numa situação muito difícil. Daqui a pouco estarão morrendo não pela Covid, mas de fome” disse Felipe.
O deputado também comparou números de contaminação pelo novo coronavírus entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “Vamos ser realistas, se você olhar o mês de dezembro, sem o lockdown, o número de contaminados é menor”, disparou. Os dados foram coletados no site da Fundação de Vigilância em Saúde – FVS/AM.
“Meu apelo não é para que o governador revogue o decreto, mas que o flexibilize e dê condições de trabalho aos amazonenses”, ressaltou Felipe, que também lembrou dos 5.009 (cinco mil e nove) novos casos de doença no dia 20 de janeiro (o maior número diário já registrado no estado desde o início da pandemia); e ponderou, portanto, que esse “semi-lockdown não está funcionando 100% na prática”.
O deputado reforçou a importância de se manter as medidas de prevenção e sugeriu a limitação do número de clientes dentro de estabelecimentos comerciais, “precisamos da cooperação de todos” enfatizou Felipe Souza.