Deputado pede a conclusão de SPA em Matupi que está em obra desde 2014

O Distrito de Santo Antônio do Matupi, no Município de Manicoré, aguarda desde o ano de 2014 pela conclusão das obras do Serviço de Pronto Atendimento (SPA). O local é de vital importância para atender com qualidade a população daquele Distrito.

Diante do fato, o deputado Roberto Cidade (PV) apresentou um requerimento, nesta terça-feira (16), ao Governo do Amazonas e a Secretaria de Saúde(Susam), solicitando a conclusão da obra.

Segundo o parlamentar, o Distrito de Matupi dispõe de apenas uma Unidade Básica de Saúde – UBS. Estrutura que não supre a demanda de uma população de aproximadamente 10 mil habitantes.

“O que nos faz concluir que esta obra, não finalizada, poderia desafogar a rede de saúde daquela comunidade, melhorando o acesso da população ao Sistema Único de Saúde”, defendeu Cidade.

Na justificativa do pedido, Roberto Cidade, além de lembrar e agradecer todo o esforço do Governo do Estado para tentar minimizar e conter a disseminação do vírus no interior, destacou que a pandemia expôs a fragilidade do sistema de saúde no interior do Amazonas.

“Muitas cidades e comunidades não conseguiram suportar o aumento exponencial de novos casos da Covid-19, somados às demandas de rotina já atendidas pelas unidades de saúde. Por isso, essa obra é de vital importância”, pontuou.

Cidade destacou ainda que o descaso de gestões anteriores com a rede de saúde pública vem de muito tempo e o SPA de Santo Antônio do Matupi está na lista do sucateamento da saúde pública no Amazonas.

Foto: Evandro Seixas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *