Conexão Amazônica
POLÍTICA

Deputado repercute denúncias de ilegalidades em terras no Sul do Amazonas

Publicidade

O deputado Adjuto Afonso (UB) repercutiu na manhã desta terça-feira, 2, denúncias veiculadas na mídia local e nacional que tratam sobre suposta apropriação, compra e venda ilegal de terras no Sul do Amazonas, especificamente, nos municípios de Pauini, Boca do Acre e Manoel Urbano, entre o Estado do Amazonas e o Estado do Acre.

Segundo as notícias, uma das empresas já foi notificada pelo Ministério Público Federal (MPF)  e tem 15 dias para apresentar documentos que comprovem a propriedade das terras, assim como autorização para negociação e consultas públicas junto aos povos indígenas residentes na área.

Publicidade

“Isso é grave. O município de Pauini é grande, tem terras cobiçadas, e empresas que estão aparecendo vendendo terras que não tem títulos definitivos e que, certamente, vão enganar a população. Eu vou propor aqui também uma comissão para investigar essa denúncia, e que também não aconteça desmatamento ilegal”, disse o deputado.

A outra denuncia diz respeito a um grupo espanhol, que pode ter comprado uma propriedade de forma camuflada, e estaria negociando a venda de créditos de carbono derivados dessa área de 190 mil hectares na região de Pauini.

Parlamentares do Congresso já pediram à Procuradoria-Geral da República que investigue a situação.

Foto: Ney Xavier

Publicidade

Leia mais

TSE amplia número de cidades do AM que vão receber agentes da Força Nacional durante 2º turno

elayne

Alfredo tem propostas para dar mais agilidade ao trânsito de Manaus

elayne

Wilson Lima participa do lançamento do ‘Guardiões do Bioma’ para repressão ao desmatamento ilegal

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais