O desembargador também determinou que o mandado de prisão seja cumprido com urgência
O desembargador José Hamilton Saraiva, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), determinou que Clemilson dos Santos Farias, o ‘Tio Patinhas’, apontado como liderança de uma facção criminosa, retorne para prisão ‘imediatamente’. A decisão tomada em plantão judicial nesta quinta-feira (27), derruba a decisão de primeira instância da juíza Rosália Guimarães Sarmento, que na quarta-feira (26) havia concedido liberdade para o réu.
“A liberdade do réu configura-se como ato de repercussão social negativo, singularmente, porque, como esmiuçado anteriormente, não se trata de um mero soldado do tráfico e, sim, de um dos líderes de uma facção criminosa, com poder econômico, e que movimenta o comércio de entorpecentes no território amazonense”, diz a decisão de segunda instância.
O desembargador também determinou que o mandado de prisão seja cumprido com urgência, além de distribuir o caso para a desembargadora Vânia Marques Marinho, da Primeira Câmara Criminal, que já possui em seu gabinete um pedido de habeas corpus de Clemilson, pleiteado pela defesa do réu.
Segundo investigações da Polícia Civil, ‘Tio Patinhas’ é suspeito de tráfico de drogas, sendo supostamente também mandante de diversos assassinatos em Manaus. Clemilson estava preso desde 2018, quando foi preso em um apartamento de luxo em Pernambuco, estando também de posse de uma metralhadora .40.
Com a decisão desta quinta-feira (27), os bens de Clemilson também foram congelados.