Conexão Amazônica
CIDADES

Desembargadora nega pedido para barrar o reajuste do ‘cotão’ na CMM

Publicidade

A ação judicial contra o “cotão” foi movida pelos vereadores Amom Mandel (sem partido) e Rodrigo Guedes (PSC)

A desembargadora Joana Meirelles negou nessa quarta-feira (12) a petição inicial contra o reajuste de 83% da Cota para o Exercício Parlamentar (CEAP), o famoso “cotão”, aprovado na última sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em dezembro de 2021. Na decisão — ver no final da matéria —, ela entendeu que o instrumento não deveria ser um Mandado de Segurança, mas outro tipo de ação.

Nas redes sociais, o vereador Amom Mandel (sem partido), autor da ação judicial com o vereador Rodrigo Guedes (PSC), falou que não vai desistir de tentar barrar o “cotão”.

“O procedimento é esperado, normal dentro do entendimento da desembargadora e em meio a essa jornada, já temos outras ações prontas com novas fundamentações e de outros tipos. Aliás, qualquer cidadão também pode entrar com a chamada ação popular.”, afirma parlamentar.

O parlamentar informa que seguirá em alinhamento com sua equipe jurídica para apresentar novas ações na justiça amazonense, contra o que ele considera um aumento absurdo do “cotão

“Não vou desistir, irei até o final para tentar barrar esse aumento. Acredito que a população de Manaus não concorda com isso. Seguirei trabalhando em novas ações judiciais.”, finalizou Amom Mandel.

Valores

Com a aprovação do projeto, o valor do “cotão”, que até então era de R$ 18 mil reais, foi alterado para R$ 33 mil por mês, quase o dobro do valor anterior. A nova quantia está prevista para ser paga em 2022.

Entre os pontos de argumentação do processo está a questão da moralidade, um dos princípios básicos disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, que deve ser garantido pelo Poder Público.

Publicidade

Leia mais

Especialista dá dicas para escolher o imóvel ideal para dividir com amigos

Daly Ruiz

Centro Socioeducativo Dagmar Feitoza chega a 40 anos de atividade como modelo de ressocialização no AM

elayne

Prefeitura de Manaus decreta retorno gradual de atividades presenciais e mantém teletrabalho para grupos de risco

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais