Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Design e Psicologia: bate-papo mostra como visualização da gestão do tempo pode ajudar na quarentena

Publicidade

Como fazer a gestão do tempo nas diversas áreas da vida – Saúde, Profissão, Pessoal – e apresentá-las de forma dedutível e inteligível, por meio de infográficos para ajudar as pessoas durante a quarentena, foi a proposta encarada por acadêmicos da faculdade Martha Falcão durante um projeto disciplinar da disciplina de design de informação, do curso de Design. O resultado acabou gerando a discussão interdisciplinar entre Design e Psicologia, que será abordado durante palestra remota nesta segunda-feira, 15.06, às 19h30. O evento é gratuito e pode ser acessado por meio da sala zoom https://zoom.us/j/3262181967.

De acordo com a professora do curso, Carla Batista, designer e mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a ideia nasceu junto aos alunos que escolheram o tema para aplicar os estudos de design da informação e de gestão do tempo para ajudar as pessoas durante a quarentena. O objetivo é fazer com que esses projetos de infográficos possam influenciar na melhora da relação das pessoas consigo e com o isolamento social.

“Os alunos escolheram diversos temas como universo audiovisual, saúde, estética, games, livros, que viraram dicas de gestão do tempo dentro de um infográfico, com foco no usuário, em que as pessoas possam usufruir e entender como trabalhar melhor seu tempo durante a quarentena”, explicou. Os trabalhos serão apresentados durante o bate-papo.

De acordo com a professora do curso de Psicologia, Larissa Leite, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entender quais são os novos desafios de gestão de tempo e gestão de espaço pode ajudar as pessoas a lidar melhor com os sentimentos durante o isolamento.

“No contexto da quarentena, observamos o espaço enquanto um espaço novo dentro da própria casa, em que precisam ser feitas subdivisões: como a gente pode fazer uma melhor gestão de tempo? Existem marcadores, gatilhos, que às vezes não percebemos e que são sinais de que não estamos nos organizando. Vamos apresentar quais alternativas podemos utilizar pra otimizar e organizar esse ambiente”, explica a professora Larissa Leite, que atualmente coordena o Laboratório de Medidas e Avaliação Psicológica e do Laboratório de Neuropsicologia Clínica da faculdade Martha Falcão.

O bate-papo contará ainda com a designer Paula Napo, convidada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutoranda em Design (UNESP), membro da User Experience Professionals Association (UXPA -PR), diretora criativa do estúdio Resma Design e professora do curso de design gráfico da UEL.

Publicidade

Leia mais

Tecnologia de comunicação entre médicos e pacientes reduz risco de contágio da Covid-19 em hospital

elayne

Case de tecnologia da Prodam é destaque do 67º Encontro Nacional dos Detrans

elayne

Chinesa Chen Hsong traz inteligência artificial ao setor termoplástico do PIM

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais