Conexão Amazônica
GERAL

Detran-AM adia exigência de dispositivo visual e sonoro em caçambas e caminhões

Publicidade

Norma passaria a valer na segunda-feira (27), mas aguarda nova data para entrar em vigor.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) adiou a exigência de um dispositivo visual e sonoro em caçambas e caminhões. A norma, que busca reduzir risco de acidentes, passaria a valer na segunda-feira (27), mas aguarda nova data do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para entrar em vigor.

A instalação do dispositivo visual e sonoro em caçambas e caminhões está prevista na Resolução nº 859/2021, do Contran. De acordo com a norma, o sinal deverá ser instalado na cabine do veículo, e será acionado todas as vezes que o condutor ativar a marcha à ré.

O dispositivo é um alerta para os demais motoristas e pessoas próximas ao veículo de carga pesada.

O documento também determina a implantação de um outro dispositivo, o que impede o acionamento involuntário da carroceria dos veículos, ou seja, com a instalação, a ativação será feita apenas com as mãos do motorista.

Na prática, esse outro dispositivo evitaria que o motorista transitasse com a carroceria suspensa, correndo o risco de atingir passarelas, fiação e outras estruturas.

De acordo com o Detran-AM, a exigência dos dois dispositivos busca diminuir o risco de acidentes.

Quando a obrigatoriedade entrar em vigor, o órgão deve dividir os veículos entre placas ímpares e pares para a instalação dos dispositivos.

A resolução determina multa para o condutor que não adequar os veículo às normas. O motorista poderá até pagar as taxas de licenciamento, porém não terá ter seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e).

— Foto: Elizandro Oliveira/Rede Amazônica

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Quais as tendências de maquiagens para o carnaval e os cuidados com a pele? 

Elaine Marques

Cinco atrações locais são confirmadas no ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

Elaine Marques

Programa “Asfalta Manaus” da prefeitura recupera mais ruas na zona Sul da capital

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais