O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou mais de 35 mil atendimentos durante os últimos 30 dias em que permaneceu com o atendimento presencial suspenso por conta do avanço da Covid-19 no Estado. Os serviços mais utilizados foram o licenciamento veicular e a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).
Mesmo com a restrição do atendimento presencial, o Órgão manteve os serviços mais essenciais em funcionamento por meio de telefones, e-mails e pelo portal de serviços digitais do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br). E, em casos mais urgentes, foi realizado atendimento presencial para entrega de documentos.
Graças a isso, foram feitos 34 mil licenciamentos de veículos novos e usados nesse período. O segundo serviço mais acessado foi a emissão do CRLV-e. Foram 10.154 impressões feitas na casa do usuário, em impressora comum.
“É bem difícil para uma instituição que aglomera de quatro a cinco mil pessoas por dia fechar suas portas e ainda assim continuar prestando serviços à população. Mas, a gente tem conseguido suprir uma demanda emergencial e ofertar serviços pelo portal, totalmente on-line, como, por exemplo, o licenciamento veicular”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM
Nesse período o Órgão também expediu 2.793 CRVLs comuns, impressos em papel moeda e entregues pessoalmente na sede do Detran-AM. Se compararmos o número de CRLVs emitidos em relação aos CRLV-e, percebe-se que 72% dos usuários optaram pela comodidade do documento eletrônico.
CNH Digital – Outro serviço que também obteve um aumento expressivo foi a emissão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um mês 3.317 carteiras foram baixadas pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Lembrando que a Habilitação eletrônica só é permitida para documentos expedidos a partir de 2017, que já vêm com um QR Code no verso.
No mesmo período o Detran-AM entregou fisicamente 423 CNHs solicitadas pelos canais de atendimento e que foram consideradas casos emergenciais. “Nós entendemos que a população tem demandas emergenciais que devem ser atendidas presencialmente e, por essa razão, colocamos mais de 20 números de telefones e e-mails À disposição em nosso site para auxiliar nessa avaliação da necessidade de urgência”, destacou Rodrigo de Sá.
Portal de serviços digitais – O Detran-AM reforça que nesse período de atividades presenciais suspensas, os usuários que precisarem renovar ou emitir segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), poderá fazê-lo por meio eletrônico. Basta acessar o site digital.detran.am.gov.br, fazer o cadastro, emitir as taxas e depois imprimir o documento em sua residência.
Para ajudar os usuários, o Detran-AM disponibiliza uma cartilha que ensina o passo a passo para o condutor emitir tanto o CRLV eletrônico quanto a CNH digital.
“Além dos telefones, dos e-mails, e da cartilha em nosso portal, nossos usuários ainda podem contar com nosso robô de atendimento via WhatsApp (99471-4085). Essa é uma ferramenta que consegue tirar muitas dúvidas dos usuários, e direcioná-los para o setor correto de atendimento”, reforçou o diretor presidente do Detran-AM.
Outros serviços – Durante os últimos 30 dias de suspensão do atendimento presencial, outros serviços também foram solicitados pela população via telefone e e-mail, como taxas de serviços (2.279) e o emplacamento de veículos (1.749).
FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN-AM