Conexão Amazônica
CIDADES

Detran- AM faz mais de 35 mil atendimentos, mesmo com serviço presencial suspenso

Publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou mais de 35 mil atendimentos durante os últimos 30 dias em que permaneceu com o atendimento presencial suspenso por conta do avanço da Covid-19 no Estado. Os serviços mais utilizados foram o licenciamento veicular e a expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e).

Mesmo com a restrição do atendimento presencial, o Órgão manteve os serviços mais essenciais em funcionamento por meio de telefones, e-mails e pelo portal de serviços digitais do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br). E, em casos mais urgentes, foi realizado atendimento presencial para entrega de documentos.

Publicidade

Graças a isso, foram feitos 34 mil licenciamentos de veículos novos e usados nesse período. O segundo serviço mais acessado foi a emissão do CRLV-e. Foram 10.154 impressões feitas na casa do usuário, em impressora comum.

“É bem difícil para uma instituição que aglomera de quatro a cinco mil pessoas por dia fechar suas portas e ainda assim continuar prestando serviços à população. Mas, a gente tem conseguido suprir uma demanda emergencial e ofertar serviços pelo portal, totalmente on-line, como, por exemplo, o licenciamento veicular”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM

Nesse período o Órgão também expediu 2.793 CRVLs comuns, impressos em papel moeda e entregues pessoalmente na sede do Detran-AM. Se compararmos o número de CRLVs emitidos em relação aos CRLV-e, percebe-se que 72% dos usuários optaram pela comodidade do documento eletrônico.

CNH Digital – Outro serviço que também obteve um aumento expressivo foi a emissão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em um mês 3.317 carteiras foram baixadas pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. Lembrando que a Habilitação eletrônica só é permitida para documentos expedidos a partir de 2017, que já vêm com um QR Code no verso.

No mesmo período o Detran-AM entregou fisicamente 423 CNHs solicitadas pelos canais de atendimento e que foram consideradas casos emergenciais. “Nós entendemos que a população tem demandas emergenciais que devem ser atendidas presencialmente e, por essa razão, colocamos mais de 20 números de telefones e e-mails À disposição em nosso site para auxiliar nessa avaliação da necessidade de urgência”, destacou Rodrigo de Sá.

Portal de serviços digitais – O Detran-AM reforça que nesse período de atividades presenciais suspensas, os usuários que precisarem renovar ou emitir segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), poderá fazê-lo por meio eletrônico. Basta acessar o site digital.detran.am.gov.br, fazer o cadastro, emitir as taxas e depois imprimir o documento em sua residência.

Para ajudar os usuários, o Detran-AM disponibiliza uma cartilha que ensina o passo a passo para o condutor emitir tanto o CRLV eletrônico quanto a CNH digital.

“Além dos telefones, dos e-mails, e da cartilha em nosso portal, nossos usuários ainda podem contar com nosso robô de atendimento via WhatsApp (99471-4085). Essa é uma ferramenta que consegue tirar muitas dúvidas dos usuários, e direcioná-los para o setor correto de atendimento”, reforçou o diretor presidente do Detran-AM.

Outros serviços – Durante os últimos 30 dias de suspensão do atendimento presencial, outros serviços também foram solicitados pela população via telefone e e-mail, como taxas de serviços (2.279) e o emplacamento de veículos (1.749).

FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN-AM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove 2.250 vistorias em campo para regularização fundiária em sete bairros e comunidades

elayne

Prefeitura entrega benefícios eventuais às famílias prejudicadas pelas chuvas

elayne

Seas realiza capacitação de nivelamento para supervisores do ‘Prato Cheio’ em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais