Conexão Amazônica
SAÚDE

Dia com mais mortes por covid-19 teve 1 vítima a cada 33 segundos

Publicidade

O dia em que mais pessoas morreram de covid-19 no Brasil foi 22 de março de 2021. Foram pelo menos 2.549 vítimas nesta data, o que equivale a uma morte a cada 33 segundos.

É o que indica o boletim mais recente do Ministério da Saúde, com dados preliminares atualizados até 12 de abril. Eis a íntegra (9 MB). É provável que essa data mude nos próximos boletins.

Publicidade

O pico de mortes de 2021 é mais do que o dobro do ápice registrado em 2020. No ano passado, o dia com mais mortes foi em 22 de maio, quando 1.183 pessoas morreram por causa do coronavírus.

O infográfico abaixo detalha o dia com mais mortes em cada mês, desde o início da pandemia.

Os números são preliminares. As autoridades de saúde podem levar até 1 ano para determinar a data das mortes por covid-19. Os dados, apesar da demora da atualização, refletem de forma mais precisa o ritmo da pandemia no país.

Mortes por data real x mortes registradas
Os números de novas mortes divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde e pela mídia não refletem necessariamente os óbitos por covid-19 que aconteceram naquele dia. São os registros de vítimas confirmadas pela pasta de um dia para o outro.

A única forma de saber quantas mortes ocorreram exatamente em cada dia é pelos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, que são divulgados semanalmente. A cada boletim os números para cada dia tendem a crescer, conforme são descobertas novas vítimas.

O Poder360 compilou o que se sabe sobre as mortes por data real no infográfico abaixo. O Ministério da Saúde determinou a data de 341.631 das 368.749 vítimas confirmadas no país.

Maio de 2020 foi pior momento do 1º ano da pandemia. As mortes caíram em junho e voltaram a subir em julho. Depois, o número de vítimas desacelerou de forma mais acentuada de agosto a dezembro.

Em março, o número de vítimas aumentou numa velocidade sem precedentes. Foi o mês mais letal da pandemia. Pelo menos 64.649 pessoas morreram no mês passado por covid-19, de acordo com os dados conhecidos até o momento. Equivale a 17,5% de todas as vítimas confirmadas no país.

Publicidade

Leia mais

Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

elayne

Prefeitura de Manaus capacita agentes comunitários com apoio da Fiocruz Amazônia e agência internacional

elayne

OMS volta atrás e diz que não tem recomendação contra ibuprofeno no tratamento do coronavírus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais