Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Dia da Imigração Japonesa é lembrada na Assembleia Legislativa do Amazonas

Publicidade

A imigração japonesa no Brasil, que é celebrada nesta terça-feira (18/6), teve início oficialmente no século XX, precisamente em 18 de junho de 1908. Esse marco histórico deu origem a uma das maiores comunidades nikkeis fora do Japão. Hoje, o Brasil é o lar de cerca de 1,5 milhão de nikkeis, termo utilizado para designar os japoneses e seus descendentes.

Para marcar a forte ligação entre os povos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) lembra das diversas iniciativas, como a criação da Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/Japão e o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.

Publicidade

A chegada dos primeiros imigrantes japoneses foi impulsionada por um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, com o objetivo de suprir a demanda por mão de obra nas lavouras de café. Em 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru aportou no porto de Santos, trazendo os primeiros 781 imigrantes japoneses ao Brasil.

O Dia da Imigração Japonesa é uma ocasião para reconhecer e celebrar a rica herança e as inúmeras contribuições da comunidade nipo-brasileira ao Brasil. É um dia para refletir sobre o impacto positivo da imigração na formação da identidade multicultural do país e para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre o Brasil e o Japão.

“O Dia Nacional da Imigração Japonesa é uma data muito importante para o nosso país. Aqui no Amazonas, a imigração desse povo tem origem em 1930 com os primeiros imigrantes japoneses que chegaram a Maués. No nosso Estado, eles têm até hoje uma grande importância no setor primário e por meio da Zona Franca de Manaus contribuem para o desenvolvimento econômico local, onde geram empregos. Também destacamos a Lei Ordinária nº 6.683, de 04 de janeiro de 2024, sancionada pelo governador Wilson Lima, que institui o dia 20 de junho como o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas”, disse o deputado estadual João Luiz (Republicanos), que é o coordenador do Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) na Aleam.

O deputado informa, ainda, que na próxima quinta-feira (20/6), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizará uma Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.

O deputado Mário César Filho (UB) apresentou o Projeto de Resolução Legislativa nº 81 de 2023, que aguarda emissão de parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), com a finalidade de promover o fortalecimento das relações políticas, comerciais e culturais entre o Estado do Amazonas, a República Federativa do Brasil e o Japão.

“Meu objetivo é representar os interesses do povo amazonense, incentivando o desenvolvimento econômico e social através dessas parcerias estratégicas”, explicou.

Atualmente, a comunidade nipo-brasileira é uma das mais influentes no país, com uma presença significativa nos estados de São Paulo e Paraná.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em 2016, em um universo de 46,8 milhões de nomes de brasileiros analisados, 315.925, ou 0,7%, tinham o único ou o último sobrenome de origem japonesa. Isso ilustra a profunda integração e impacto dos descendentes japoneses na sociedade brasileira.

“A imigração dos japoneses para o Brasil, e especialmente aqui no Amazonas teve um impacto significativo na nossa sociedade. No início desse processo de imigração, os japoneses trouxeram diversas técnicas e novas variedades de cultivos à nossa região. Hoje, as empresas japonesas instaladas no nosso Polo industrial geram empregos e ajudam a fazer a economia do Amazonas. O povo do nosso Estado tem uma relação de gratidão e amizade com a comunidade japonesa que aqui reside”, disse o deputado Sinésio Campos (PT).


Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam
Foto – Danilo Mello / Aleam

Publicidade

Leia mais

“Terapya” do Henry Freitas: ingressos promocionais já à venda

Daly Ruiz

Prefeitura divulga lista atualizada de unidades de saúde que ofertam atendimento antirrábico humano

elayne

STF valida prisão após condenação pelo júri

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais