Conexão Amazônica
SAÚDE

Dia da Saúde e Nutrição: redução do sal e açúcar no consumo doméstico ajuda na prevenção de doenças

Publicidade

Data é comemorada no dia 31 de março e é uma oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais

O sal e o açúcar são dois alimentos indispensáveis na culinária brasileira, sendo utilizados no preparo de diversas receitas todos os dias. O consumo exagerado destes ingredientes pode provocar problemas sérios à saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida. Na próxima sexta-feira, 31/03, é comemorado o Dia da Saúde e Nutrição visando reforçar a importância dos cuidados nutricionais que a população precisa ter com a alimentação.

Publicidade

A nutricionista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Adila Almeida afirma que o consumo excessivo de sal pode aumentar a retenção de líquido no corpo, gerando um aumento do volume sanguíneo e dificultando o bombeamento de sangue pelo coração. “O sódio em excesso, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos consumam no máximo cinco gramas de sal por dia. “Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre estes líquidos. O organismo retém mais água, que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão e sobrecarga renal”, explicou Adila.

Conforme o Ministério da Saúde, a pressão alta atinge mais de 30% da população adulta em todo o mundo, sendo responsável por mais de 50% das doenças cardiovasculares (DCV). No Brasil, afeta mais de 30 milhões de pessoas. Se por um lado o consumo exagerado favorece doenças, por outro lado, consumir com moderação contribui no processo de contração muscular e nos impulsos nervosos, além de regular a pressão arterial.

“Entre os benefícios estão: a baixa da pressão alta, diminuição dos riscos de osteoporose, insuficiência renal e pedra nos rins, além disso reduz a frequência das dores de cabeça”, informou a nutricionista do Hapvida.

Já o açúcar pode se tornar um grande vilão para a saúde quando ingerido em excesso. A longo prazo, associado a uma vida sedentária e a uma alimentação desequilibrada, causa sérios danos à saúde, entre eles: obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e à cárie dentária. Adila explica que o açúcar age no corpo liberando uma sensação de prazer fazendo com que as pessoas queiram comer mais doces.

“A longo prazo, a saúde vai ficando comprometida, provocando alterações na função cognitiva, redução da memória e aumento do risco de AVC. Além de comprometer o funcionamento do pâncreas, responsável pela captação de glicose pelas células”, explicou Adila.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm à disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Publicidade

Leia mais

CPI da Pandemia retoma nesta quinta-feira o depoimento de Pazuello

elayne

Mesa-redonda discute alimentação saudável infantil nas unidades de ensino da prefeitura

elayne

Policlínica Codajás realizou 600 reavaliações de pacientes portadores de estomia no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais